Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2014

Alckmin troca o comando da Secretaria de Segurança
Fernando Grella deixa o cargo. Assume o advogado Alexandre de Moraes, ex- "supersecretário" de Gilberto Kassab. Mudança será confirmada nesta quarta.
Alckmin troca o comando da Secretaria de Segurança
Foto: eja.abril.com

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anuncia nesta quarta-feira troca no comando da Segurança Pública no Estado: sai o ex-procurador-geral de Justiça Fernando Grella e entra o advogado Alexandre de Moraes.

Grella assumiu o cargo em novembro de 2012. Antes de comandar a pasta, foi procurador-geral de Justiça do estado de 2008 a 2012. Também ocupou o cargo de secretário da Procuradoria de Justiça Cível do Ministério Público de São Paulo e a vice-presidência da Associação Paulista do Ministério Público.

Ex-presidente municipal do DEM, Moraes chegou a ocupar, na gestão de Gilberto Kassab na prefeitura de São Paulo, quatro dos cargos mais importantes da administração municipal: as secretarias de Transportes e de Serviços e as presidências da SPTrans e da CET, autarquias que cuidam do transporte urbano e do trânsito da cidade. Era um supersecretário, comandando o maior orçamento da prefeitura – 5 bilhões de reais.

A carreira política começou em 2002, quando assumiu a Secretaria de Justiça do governo Alckmin. Acumulou polêmicas como presidente da Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem) naquele ano, com a demissão supostamente arbitrária de 1.600 funcionários concursados, que depois acabaram sendo readmitidos por via judicial.

Em 2010, durante a gestão Kassab, foi até cotado para ser o candidato do Democratas à prefeitura de São Paulo em 2012. Porém, entrou em atrito publicamente com a cúpula governista. Uma das razões para a saída de Moraes naquela época foi sua resistência ao projeto de criação da Autoridade Metropolitana de Transportes (AMT). Uma das principais bandeiras de Alckmin na época sofria resistência da capital e colocou Kassab em rota de colisão com seu padrinho político José Serra (PSDB).

Sua imagem também sofreu desgaste quando reviu os contratos da coleta de lixo em São Paulo - uma redução de 20% nos valores. A medida gerou greve dos garis e o lixo se acumulou nas ruas da capital, o que ajudou a potencializar as enchentes. Após as confusões, o ex-secretário rompeu com Kassab e deixou o DEM. Após sua saída da vida política, Alexandre abriu um escritório de advocacia em São Paulo. Ele fará parte da cota pessoal de novos secretários de Alckmin. Os dois sempre mantiveram boa relação - o tucano consultava Moraes para assuntos jurídicos do governo.

Fonte: veja.abril.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir