Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2014

Curiosity encontra pela primeira vez compostos orgânicos
Sonda identificou também uma variação de gás metano na atmosfera que pode vir de uma fonte biológica.
Curiosity encontra pela primeira vez compostos orgânicos
Foto: revistagalileu

A NASA informou nesta terça-feira (16/12) que a sonda Curiosity conseguiu detectaruma fonte localizada que está provocando variações na concentração de metano na atmosfera de Marte. Ao longo dos 20 meses em que conduziu este experimento, o robô notou que a presença do gás teve picos durante dois meses sem uma explicação evidente. Em uma rocha próxima, os equipamentos também descobriram a presença de moléculas orgânicas, que são os ingredientes básicos para a formação da vida.

Para cientistas, isso pode ser um indicativo importante sobre a existência de fontes biológicas no planeta vermelho, atualmente ou em um passado distante. "A primeira confirmação de matéria orgânica em Marte é uma grande promessa", diz Roger Summons, cientista envolvido no projeto.

Na Terra, mais de 90% do gás metano na atmosfera é produzido por seres vivos. Mas os cientistas acreditam que outras explicações são possíveis para o fenômeno. Certos tipos de minerais, por exemplo, podem liberar o gás quando entram em contato com a água. Com relação aos compostos orgânicos, eles podem ter sido trazidos por meio de meteoritos ou cometas que caíram em Marte. Javier Martín-Torres, coautor do estudo, diz: "Eu apostaria numa origem geológica, mas, obviamente, não é uma evidência científica".

Segundo a pesquisa publicada na revista Science, os níveis de metano foram multiplicados em até dez vezes durante o pico. O trabalho também mostrou que o gás aumenta a níveis incompatíveis com o seu próprio ciclo de vida médio, algo em torno dos 300 anos.

Os números obtidos com a pesquisa mostram que há a possibilidade de "uma fonte adicional de origem desconhecida" produzir metano no planeta. Para Ricardo Amils, pesquisador espanhol, a descoberta pode significar muito: "Em minha opinião, estas informações se encaixam mais com um modelo biológico. A possibilidade de vida em Marte está sobre a mesa".

Segundo a agência espacial, apesar de ainda não serem conclusivas sobre a existência ou não de micróbios, as descobertas da Curiosity "lançam luz sobre Marte como um planeta que ainda é quimicamente ativo e apontam para indícios de condições propícias para a vida naquele ambiente em tempos remotos".

Fonte: revistagalileu
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir