Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2014

Justiça aceita denúncia contra ex-diretor da internacional
A Justiça Federal do Paraná aceitou nesta quarta-feira denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-diretor da área internacional da Petrobras (PETR4.SA: Cotações) Nestor Cerveró e outras três pessoas acusadas de envolvimento em suposto esquema de c
Justiça aceita denúncia contra ex-diretor da internacional
Foto: br.reuters

Ao transformar Cerveró em réu, o juiz federal Sergio Moro aceita todas as denúncias feitas pelo MPF em consequência da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga irregularidades na estatal.

Além de Cerveró, também tornaram-se réus nesta quarta o doleiro Alberto Youssef, preso pela PF na Lava Jato, Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano e acusado de ser um dos operadores do suposto esquema, e Júlio Gerin de Almeida Camargo, ligado à construtora Toyo Setal.

Cerveró responderá agora pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mesmo crimes pelos quais Fernando Baiano, que está preso, terá de responder.

Youssef, que responderá a outras ações penais na Lava Jato, responderá pelo crime de lavagem de dinheiro nesta ação e Camargo pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro, evasão fraudulenta de divisas e fraudes em contratos de câmbio.

Na denúncia, o MPF também pede ainda, o ressarcimento no valor de aproximadamente 156 milhões de reais, sem prejuízo do confisco de aproximadamente 140 milhões de reais provenientes de crime.

Cerveró é acusado na denúncia de ter recebido 15 milhões de dólares para recomendar a contratação pela Petrobras do estaleiro coreano Samsung Heavy Industries, representando por Camargo. O recebimento da suposta propina teria sido intermediado por Fernando Baiano.

Quando da apresentação da denúncia contra Cerveró, o advogado do ex-diretor, Edson Soares, disse que a acusação espelhava "apenas ilações do Ministério Público Federal despidas de provas".

Fonte: br.reuters
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir