Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2014

Futuro ministro considera ajustar impostos para acerto
Levy diz que ajuste ser� "balanceado" e n�o descarta alta da Cide.
Futuro ministro considera ajustar impostos para acerto
Foto: circuitomt

O futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta quarta-feira (17), em entrevista ao "Bom Dia Brasil", que os ajustes nas contas p�blicas ter�o que ser "balanceados", e n�o descartou mudan�as nos impostos.

"Tem que ser um pacote balanceado, � a prioridade. A gente tem que pegar os diversos gastos que j� foram feitos, estancar alguns, reduzir outros. E na medida do necess�rio, a gente pode considerar tamb�m algum ajuste de impostos", afirmou Levy.

Questionado, ele n�o descartou a eleva��o da Contribui��o de Interven��o no Dom�nio Econ�mico (Cide), imposto que incide sobre os combust�veis. "� uma possibilidade", apontou. "H� outras".

O ministro enfatizou que ser� buscado o fortalecimento fiscal. "N�o existe solu��o f�cil em rela��o � economia para o pagamento da d�vida p�blica".

"O mais importante � explicar por que a gente vai tomar as medidas [de ajustes das contas p�blicas]". "A sociedade sabe disso. Desde meados do ano passado, todas as pesquisas diziam que as pessoas queriam mudan�as, e parte da mudan�a � exatamente essa reorienta��o da economia para muita realidade, muita ader�ncia a tudo que est� acontecendo e na parte fiscal, um fortalecimento fiscal".

Segundo ele, � importante o Brasil poupar um pouco mais para um poss�vel cen�rio turbulento da economia. "� muito importante o Brasil poupar um pouco mais, para investir mais e tamb�m estar preparado para esse mundo mais turbulento".

E apesar das turbul�ncias, Levy se disse otimista com o futuro da economia do pa�s: "eu vejo as coisas com uma certa confian�a sim", afirmou.

Fonte: circuitomt
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir