Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-12-2014

Preço de material escolar varia até 678% em Cascavel, aponta
Pesquisa divulgada esta semana foi feita em cinco papelarias da cidade. Valores também são diferentes em produtos iguais e da mesma loja.
Preço de material escolar varia até 678% em Cascavel, aponta
Foto: g1.globo.com

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cascavel, no oeste do Paraná, divulgou esta semana uma lista com os preços de materiais escolares. A pesquisa foi realizada em cinco papelarias da cidade, e a variação de preço fica entre 7% a 678%.
Conforme a pesquisa, um dicionário de português pode ser encontrado por R$ 35 e por R$ 4,50, uma diferença de 600%. Entre os cadernos escolares a variação de preço passa de 100%. "Quem conseguir vir antes pega a loja mais tranquila, é melhor atendido, tem mais produtos, pode escolher melhor e tem mais condições de pagamento", comenta o gerente da livraria André Schuster.
E o preço não varia apenas de uma papelaria para outra. Lápis de cor, por exemplo, custam até a metade do preço em uma mesma loja, dependendo da marca e da linha do produto. "Não é porque é uma segunda linha que é ruim e o vendedor vai poder explicar que também é um produto bom, então se o pai quiser optar pela segunda linha vai pagar mais barato", diz a vendedora Sueli da Rosa.
O responsável pelo Procon de Cascavel, Welton Fogaça, explica também que não é preciso comprar tudo o que a escola pede. "Não precisa comprar exatamente toda a quantidade que está na lista de material escolar. Os pais podem fracionar, por exemplo, a escola pediu 10 canetas, 10 lápis, não tem necessidade de comprar tudo isso. Compra um ou dois lápis para o seu filho e quando acabar aquele você vai e compra novamente mais um ou dois, assim como os demais produtos", explica
A lista completa do Procon pode ser conferida no site da prefeitura de Cascavel.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir