Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-12-2014

Cúpula do Mercosul realizada na Argentina
Foi realizada ontem (17), no Paraná, Argentina, a 47ª Cúpula do Mercosul. Estiveram presentes na reunião, os Presidentes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia. Os participantes trocaram opiniões sobre a ampliação do comércio regiona
Cúpula do Mercosul realizada na Argentina
Foto: portuguese.cri.cn

Durante a ocasião, a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, lembrou que a oscilação da taxa de juro e a queda do preço do petróleo deverão provocar a caída do preço das mercadorias, o que irá trazer influências negativas à América do Sul, cujo mercado integral depende da exportação de mercadorias. Ela ressaltou que o acordo do comércio livre entre o Brasil e a União Europeia, será um processo positivo, quando o país assumir a presidência do Mercosul.

O Presidente do Uruguai, José Mujica, pediu uma cooperação de forma ativa com a China, referindo que, para os países Latino-Americanos, é importante aprofundarem as relações económicas e comerciais com a China. Referiu ainda, que o Mercosul deverá dar importância ao desenvolvimento das relações com o exterior.

A Presidente da Argentina, Crestina Fernández de Kirchner, lembrou na reunião, que as dificuldades e as diferenças que existem entre os membros do Mercosul, poderão ser resolvidas através de consultas, e o estabelecimento do acordo entre a entidade e as economias desenvolvidas deverá ser baseado no princípio do benefício recíproco.

O Mercosul é uma das organizações regionais mais importantes da América Latina e é também um local de produção de alimentos e de recursos energéticos, sendo considerada a 5ª maior economia do mundo.

Fonte: portuguese.cri.cn
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir