Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-12-2014

São José fecha vagas na indústria pelo 4º mês consecutivo
Apesar disso, cidade retomou a geração de empregos em novembro. Cidades do litoral norte tiveram bom desempenho na geração de empregos.
São José fecha vagas na indústria pelo 4º mês consecutivo
Foto: g1.globo.com

São José dos Campos fechou em novembro, pelo 4º mês consecutivo, postos de trabalho na indústria - foram fechadas 163 vagas no setor. Apesar disso, a cidade retomou a geração de empregos após dois meses de desempenho negativo.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quita-feira (18) pelo Ministério do Trabalho. No último mês, São José criou 157 empregos com a carteira assinada.

Considerando apenas o setor industrial, nos últimos quatro meses a cidade fechou 580 postos de trabalho. Neste ano, apenas nos meses de fevereiro e julho a cidade criou empregos no setor - um total de 88 vagas.
A situação é considerada crítica pelo presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), de São José, Almir Fernandes. "Todos os setores vão mal há meses e isso não é apenas em São José, é uma situação generalizada. O pior é que não há projeção de melhorar a situação no ano que vem", disse ao G1. Nos últimos 12 meses, o saldo de demissões foi de mais de 2,5 mil trabalhadores no município.
Em Taubaté, segundo maior município da região, a geração de empregos na indústria registrou queda, em novembro, pelo décimo mês consecutivo. Só em janeiro houve registro de criação de vagas - 43 no total.
Região
Segundo o Caged, na região, o saldo entre demissões e contratações no último mês foi de quase 2 mil vagas. O desempenho é melhor que em novembro de 2013, quando foram gerados 1,3 mil novos postos de trabalho.
As cidades do litoral norte lideraram a criação de empregos, alavancadas pela temporada de verão. Juntas, as quatro cidades da região abriram 1.121 postos de trabalho - a maioria das vagas nos setores de comércio e serviços.
Também tivearm bom desempenho na criação de empregos Lorena, , Jacareí, Pinda e Guará em, novembro - todas criaram mais de 100 vagas.
O desempenho no mês foi negativo em Cunha, Aparecida, Nazaré Paulista, Paraibuna, São Luiz do Paraitinga, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Bom Jesus dos Perdões, Atibaia e Santa Branca. A última teve o pior desempenho, com saldo de 97 demissões.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir