Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-12-2014

Rublo se firma após governo russo aumentar apoio verbal
O rublo russo se fortalecia nesta sexta-feira após o ministro das Finanças, Anton Siluanov, confirmar que sua pasta vendeu divisas externas e por expectativas de que exportadores vão acelerar as vendas de dólares.
Rublo se firma após governo russo aumentar apoio verbal
Foto: br.reuters.com

Às 8h30 (horário de Brasília), o rublo tinha alta de 2,7 por cento contra o dólar, a 60,0265 rublos por dólar RUBUTSTN=MCX, e ganhava 2,6 por cento sobre o euro, a 73,8 rublos por euro EURRUBTN=MCX.

A recuperação do rublo contrasta com as fortes vendas vistas mais cedo nesta semana, quando a moeda chegou a cair cerca de 20 por cento contra o dólar durante uma única sessão, ameaçando a relativa estabilidade financeira sobre a qual o presidente Vladimir Putin construiu sua popularidade.

Os esforços do governo para pressionar os exportadores a não acumular suas receitas cambiais são vistos como outro sinal positivo para a moeda russa, que acumula queda de cerca de 45 por cento contra a moeda norte-americana neste ano.

Siluanov disse nesta sexta-feira que o rublo vai definitivamente se firmar no início do próximo ano. Suas intervenções verbais são consideradas parte dos esforços do governo para elevar a moeda russa.

O banco central já gastou mais de 80 bilhões de dólares até agora neste ano para defender a moeda em meio ao colapso dos preços do petróleo e sanções do Ocidente devido à Ucrânia.

(Reportagem de Alexander Winning)

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir