Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-12-2014

Bernardinho revela que retirou tumor maligno do rim direito
T�cnico da sele��o brasileira masculina e do Rio de Janeiro revela problema m�dico em entrevista � revista.
Bernardinho revela que retirou tumor maligno do rim direito
Foto: globoesporte.globo

Dono de seis medalhas ol�mpicas, treinador da sele��o brasileira e do Rio de Janeiro na Superliga feminina de v�lei, Bernardinho revelou em entrevista � revista "Veja" que passou por um momento delicado ap�s o Mundial da Pol�nia, entre agosto e setembro deste ano. Ele descobriu e retirou um tumor maligno no rim direito depois de um exame de rotina.

- Cheguei do Mundial na Pol�nia e num exame de rotina descobri um tumor no rim direito. Nele havia c�lulas malignas. Extirpei o tumor e estou aparentemente bem. A cirurgia completou tr�s meses. Fico ruminando essa hist�ria, porque h� um ano e dez meses n�o tinha problema de sa�de. Mas a irresponsabilidade vai te maltratando e maltratando. O m�dico do Hospital S�rio-Liban�s que me atendeu disse assim: "O que tirei do seu corpo � uma met�fora do que deve ser ex�tra�do do pa�s". A sensa��o que tenho hoje � essa mesmo: tudo o que est� acontecendo com o v�lei � uma pequena c�lula doente de um organismo. Pode haver mais - comentou o t�cnico, fazendo uma alus�o ao momento que vive o voleibol nacional.

Um relat�rio divulgado pela Controladoria-Geral da Uni�o (CGU) revelou o desvio de, ao menos, R$ 30 milh�es do dinheiro de patroc�nio durante a gest�o do presidente da Confedera��o Brasileira de V�lei (CBV), Ary Gra�a, entre 2010 e 2013. No comando da entidade desde 1997, ele renunciou ao cargo quando os primeiros fatos foram revelados. Ap�s o esc�ndalo vir � tona, o Banco do Brasil cancelou o contrato de patroc�nio, renovado sem interrup��es desde 1991. Os jogadores reagiram com protestos. Alguns deles entraram em quadra com nariz vermelho de palha�o e faixa de luto nos bra�os durante a Superliga. Outros se manifestaram pelas redes sociais.

- O v�lei � um esporte lindo. Dediquei boa parte da minha vida a uma causa e, com base em todas essas evid�ncias de corrup��o, posso dizer que algumas pessoas se beneficiaram de um trabalho honesto. � um grupo, n�o foi apenas o Ary Gra�a. Mas em 2012, quando soube que ele estava pleiteando a candidatura � presid�ncia da Federa��o Internacional, fui ao seu gabinete pela primeira vez e disse: "Doutor Ary, o senhor hoje dirige a maior confedera��o esportiva do pa�s fora o futebol. Quebre esse sistema de poder, profissionalize esse sistema". Ele dirigia uma "empresa" com 100 milh�es de reais anuais de faturamento e tinha muito que fazer ainda no esporte brasileiro.

Ele n�o me deu ouvidos - disse � Bernardinho � publica��o, complementando que apenas em outubro de 2013 soube de um problema ocorrido em Volta Redonda, quando a equipe da cidade havia sido impedida de disputar a Superliga por conta de uma norma que previa que, caso um time estivesse inadimplente, n�o poderia participar da competi��o.

Fonte: globoesporte.globo
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir