Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-12-2014

Curdos do Iraque rompem cerco
As forças curdas peshmergas chegaram ontem ao topo do monte Sinjar, no norte do Iraque, após romper o cerco imposto pelos jihadistas da facção Estado Islâmico (EI) à zona, refúgio de milhares de curdos yazidis.
Curdos do Iraque rompem cerco
Foto: www.diariodecuiaba.com.br

Um diretor do Partido Democrático do Curdistão iraquiano, Mohiedin al Mazuri, disse que as tropas curdas subiram o monte e abriram um corredor seguro para evacuar os civis, mas os combates com os extremistas prosseguem na região.

Sob as ordens do comandante Aziz Wizi, aproximadamente mil peshmergas dos batalhões Al Zerifani e Dohuk participam desta ofensiva que conseguiu encerrar um cerco jihadista que começou em agosto.

Cerca de 50 radicais morreram entre anteontem e ontem em combates e também em bombardeios da coalizão internacional em Sinjar, segundo Al Mazuri, que também é chefe de segurança da represa da cidade de Mossul. A coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, realiza ataques aéreos contra o EI na Síria e no Iraque.

No monte Sinjar continuam refugiadas pessoas de idade avançada que não puderam ser evacuadas em agosto e milhares de yazidis que, devido aos avanços dos jihadistas em outubro, voltaram a buscar proteção na zona.

Amplas zonas de Sinjar foram conquistadas em agosto pelo EI, que assassinou e sequestrou centenas de yazidis, uma minoria de etnia curda e cuja religião se baseia no zoroastrismo.

Dezenas de milhares de yazidis ficaram presos no monte, até que a maioria conseguiu deixar a zona graças à ajuda das forças curdas e dos bombardeios dos Estados Unidos.

Fonte: www.diariodecuiaba.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir