Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-12-2014

Pesquisas na Tunísia apontam vitória de Essebsi nas eleições
Beji Caid Essebsi teria alcançado entre 55,5% e 56,5% dos votos em comparação ao presidente em fim de mandato, Moncef Marzouki
Pesquisas na Tunísia apontam vitória de Essebsi nas eleições
Foto: noticias.terra.com.br

Com mais de dez pontos percentuais de diferença, diversas pesquisas de boca de urna apontam o candidato laico, Beji Caid Essebsi, como vencedor das eleições presidenciais da Tunísia, cujo segundo turno foi realizado neste domingo.

De acordo com as pesquisas, citadas por Mohcen Marzuk, diretor de campanha de Essebsi, o candidato teria alcançado entre 55,5% e 56,5% dos votos em comparação ao presidente em fim de mandato, Moncef Marzouki, que teria conseguido entre 43,9% e 45,5%, segundo as primeiras estimativas.

Os dados foram citados pelo diretor de campanha em entrevista coletiva realizada pouco depois do fechamento dos centros de votação. Milhares de cidadãos começaram a festejar antecipadamente o triunfo de Essebsi e foi possível ouvir sons de buzinas de carros por todas as ruas do centro e dos bairros periféricos da capital.

Embora não tenha desmentido a derrota, o diretor de campanha de Marzouki, Adnan Manser, declarou que a diferença entre os candidatos não corresponde ao anunciado pelos seus rivais, e denunciou "várias infrações eleitorais" que, segundo ele, foram cometidas durante o segundo turno.

Essebsi, de 88 anos, ganhou o primeiro turno e viu o partido que ele fundou, o Nidá Tunis, vencer as legislativas realizadas em 26 de outubro com 86 cadeiras frente às 69 do partido islamita Al-Nahda.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir