Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-12-2014

Protesto por aumento salarial fecha acesso ao Aeroporto de B
Com cartazes e faixas, servidores da Aviação Civil pedem reajuste de 11%. Passageiros desceram dos carros para chegar ao terminal e não perder voo.
Protesto por aumento salarial fecha acesso ao Aeroporto de B
Foto: g1.globo.com

Manifestantes da CUT e servidores da Aviação Civil fecharam o balão de acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília na manhã desta segunda-feira (22) em protesto por 11% de aumento salarial. Passageiros precisaram descer dos carros para chegar ao terminal e não perder o voo.
Em nota, o Sindicato Nacional da Empresas Aeroviárias disse que estão em curso as negociações para estabelecer uma nova Convenção Coletiva de Trabalho com aeronautas e aeroviários, que têm data-base em 1º de dezembro. Ainda assim, afirma, as companhias aéreas, em respeito aos trabalhadores, decidiram antecipar desde a correção dos salários pelo índice do INPC, de 6,33%. O reajuste deve ser sentido na segunda parcela do 13° salário.
O ato começou por volta de 7h40 e reuniu, de acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 300 pessoas. O grupo usava faixas e cartazes e tentava sensibilizar a população a respeito da situação. Por volta de 8h15, os manifestantes liberaram o bloqueio para seguir em passeata na direção do aeroporto.
O grupo trabalha na operação de equipamentos e rampas, fazendo o despacho das bagagens. Já no terminal, o grupo colocou uma caixa de som no saguão de embarque. Representantes da CUT também posicionaram faixas em meio às filas.
A servidora pública Ana Maria de Carvalho, que aguardava na fila para check-in, não aprovou a manifestação. "Uma palhaçada, uma palhaçada. Já fica todo mundo estressado pra viajar...já ficamos no engarrafamento ali uma meia-hora", afirmou.
Diretor da Fentac e presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Luiz Rocha disse que desde setembro a categoria está insatisfeita. "Entregamos nossa pauta de negociação desde setembro e não houve avanço. É um ato pacífico [...]. Agente de check-in tem que ter curso superior, falar inglês, espanhol e não tem criação do piso, o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas não veio com nenhuma contraproposta."
A dona de casa Araci Medeiros foi uma das pessoas que decidiu seguir a pé para o aeroporto, se arriscando em meio aos carros, após o desbloqueio das pistas pelos manifestantes. O voo dela era às 9h40, para o Rio de Janeiro.
"Minha filha me trouxe, parou lá embaixo. Estava com medo de perder [a viagem]. Vou pegar um cruzeiro no Rio às 15h. Agora começou a fluir, graças a Deus. Aquela ladeira lá não é fácil não, estou cansada", disse.
Funcionária de uma concessionária perto do aeroporto, Nicole Feitosa também estava indo a pé para o trabalho. "Meu marido me largou lá e eu tenho que ir a pé. Foi minha sorte, se não não chegava não", disse.
Maior movimentação
O fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Brasília vai aumentar em até 10% neste mês se comparado ao mesmo período de 2013, segundo estimativa da Inframerica. Cerca de 1,7 milhão de pessoas devem utilizar o terminal como ponto de embarque, desembarque e conexão.
Por dia, são esperadas 55 mil pessoas no local. As férias escolares e recessos de Natal e Ano Novo são os principais motivos para isso. A maior movimentação deve ocorrer nos dias 22 e 23 e 29 e 30, e os horários mais intensos serão de 8h às 12h e das 17h às 21h30.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir