Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-12-2014

Capitania dos Portos reforça fiscalização nas praias da regi
Objetivo é evitar acidentes e abusos no mar do litoral de SP. Marinha também conta com o auxílio da Operação Verão.
Capitania dos Portos reforça fiscalização nas praias da regi
Foto: g1.globo.com

A Capitania dos Portos já começou a reforçar a fiscalização nas praias do litoral de São Paulo. O objetivo é evitar acidentes e os abusos no mar. Para isso, a Marinha conta com a Operação Verão, que iniciou na última sexta-feira (19) e promove uma fiscalização diária.
Os condutores dos veículos aquáticos, como lanchas, motos e botes, são parados para apresentar os documentos de habilitação e da própria embarcação. "A iniciativa é boa, mesmo porque a gente teve no ano passado alguns roubos de moto aquática. Tem também muito barquinho com motor roubado. É importante verificar o que está certo e o que está errado", opina o arquiteto Caio Sérgio Martins.

Entre outras funções dos comandantes da capitania está a realização do teste do bafômetro. Quem está acostumado a navegar sabe a importância de seguir todas as regras. Esse é o caso do empresário André Dupont, proprietário de uma embarcação aquática. "Não é só você entrar no mar que está tudo liberado. O cuidado é redobrado. Em uma embarcação como essa é uma responsabilidade muito grande", afirma.

Por outro lado, nem todos seguem as normas. Quando um condutor não é habilitado ou não possui documentação atualizada do veículo aquático, o proprietário da embarcação recebe uma notificação. De acordo com o capitão Ricardo Gomes, comandante da Capitania dos Portos, a embarcação fica retida na Capitania até a apresentação do documento habilitado e o pagamento da multa. "O condutor não habilitado é punido pela condução. A embarcação tem de estar sendo conduzida de maneira prudente. Por isso, é importante ficar sempre atento e não consumir bebida alcoólica", diz.

O capitão pede a colaboração de todos os usuários de veículos aquáticos durante a fiscalização. "Sempre que houver uma área de concentração de embarcações, caiaques e pranchas de stand-up ou banhistas, é necessário conduzir com a velocidade reduzida para que, caso ocorra alguma coisa, exista algum tempo para que esse condutor evite o acidente", finaliza.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir