Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-12-2014

acelera alta em dezembro e fecha o ano muito perto da meta
Indicador que � pr�via da infla��o oficial apontou alta de 0,79%, pressionado pelos pre�os de alimentos e transportes.
acelera alta em dezembro e fecha o ano muito perto da meta
Foto: dci.com

O �ndice Nacional de Pre�os ao Consumidor Amplo-15 acelerou a alta a 0,79 por cento em dezembro pressionado pelos pre�os de alimentos e transportes, encerrando o ano praticamente no teto da meta do governo, ainda em n�veis muito elevados e que v�o continuar pressionando a nova equipe econ�mica do governo.

O IPCA-15, pr�via da infla��o oficial, subiu 6,46 por cento neste ano, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica (IBGE), acima dos 5,85 por cento de 2013 e muito pr�ximo do teto da mete, de 4,5 por cento pelo IPCA, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos.

Pesquisa Reuters com analistas mostrou que a expectativa era de alta mensal de 0,75 por cento e de 6,42 por cento no ano.

De acordo com o IBGE, os pre�os de Alimenta��o e bebidas e de Transportes responderam por 66 por cento da alta mensal do IPCA-15 neste m�s. O primeiro grupo mostrou eleva��o nos pre�os de 0,94 por cento em dezembro, sobre 0,56 por cento no m�s anterior. O destaque ficou para carnes, com alta de 4,02 por cento.

J� Transportes teve a maior varia��o no m�s, de 1,59 por cento, bem acima da alta de 0,20 por cento registrada em novembro. O item passagens a�reas foi o destaque, com aumento de 42,42 por cento no per�odo, bem como os pre�os da gasolina, com alta de 2,15 por cento, "refletindo, nas bombas, a complementa��o do reajuste de 3 por cento em vigor desde 07 de novembro", informou o IBGE em nota.

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, v� a infla��o no pa�s atingindo seu pico no primeiro trimestre de 2015. Mas no per�odo seguinte, o cen�rio mais prov�vel � de que ela inicie um processo de decl�nio.

Com a infla��o pressionada, o BC deu in�cio a um novo ciclo de aperto monet�rio em outubro, elevando a Selic ao atual n�vel de 11,75 por cento. E a expectativa do mercado e de economistas � de que ela continuar� subindo nos pr�ximos meses para combater a escalda dos pre�os.

Segundo pesquisa Focus do BC, a expectativa � de que o IPCA encerre este ano dentro da meta, com alta de 6,38 por cento.

O combate � infla��o junto com um maior rigor fiscal � o centro do discurso da nova equipe econ�mica, com Joaquim Levy no Minist�rio da Fazenda, Nelson Barbosa no Planejamento e Alexandre Tombini mantido no BC.

Fonte: dci.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir