Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-12-2014

Taxas de juros sobem no Brasil em novembro ante outubro
estoque total de crédito no Brasil subiu 1,3% no mês passado
Taxas de juros sobem no Brasil em novembro ante outubro
Foto: economia.terra.com.br

O crescimento do mercado de crédito brasileiro acelerou no mês passado, em meio ao novo ciclo de aperto monetário, ao mesmo tempo em que o spread bancário recuou sobre outubro. Segundo informou o Banco Central nesta segunda-feira, o estoque total de crédito no Brasil subiu 1,3% em novembro ante outubro, chegando a R$ 2,963 trilhões, ou 58% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas). O movimento foi o segundo mais intenso do ano, perdendo apenas para a alta mensal de 1,35% vista em setembro.

Em novembro, o spread bancário - diferença entre o custo de captação do banco e a taxa efetivamente cobrada ao tomador final - recuou a 21,2 pontos percentuais no segmento de recursos livres, sobre 21,4 pontos percentuais vistos em outubro.

No crédito total, incluindo os recursos direcionados, o spread médio ficou em 12,6 pontos percentuais, abaixo dos 12,8 pontos percentuais vistos em outubro.

"Houve saldo menor das modalidades com taxas mais elevadas, como no cheque especial, e isso influenciou o spread", explicou o chefe do departamento Econômico do BC, Tulio Maciel.

No final de outubro, o BC deu início ao atual ciclo de aperto monetário, que já levou a Selic aos atuais 11,75% ano ao ano, para combater a inflação elevada. A autoridade monetária já indicou que deve continuar elevando a taxa básica de juros no curto prazo para fazer a inflação convergir para o centro da meta de inflação até o fim de 2016.

Ainda segundo o BC, a inadimplência no mercado de crédito brasileiro no segmento de recursos livres ficou em 4,9% em novembro, menor em relação a outubro, quando registrou 5%. Levando em consideração os recursos totais, a inadimplência ficou estável em 3%.

Já a taxa média de juros no segmento de recursos livres fechou novembro em 33%, superior aos 32,9% em outubro. No segmento das pessoas físicas, a taxa ficou em 44,2%, a maior da série histórica do BC de março de 2011.

No crédito total, os juros médios ficaram em 21,3% em no mês passado, estáveis frente a outubro.

Fonte: economia.terra.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir