Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-12-2014

Justiça proíbe manifestações de funcionários de aeroportos
Decisão em caráter liminar foi expedida pelo Tribunal Regional Federal. Servidores fecharam acesso ao Aeroporto de Brasília nesta segunda (22).
Justiça proíbe manifestações de funcionários de aeroportos
Foto: g1.globo.com

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região expediu, nesta segunda-feira (22), liminar que proíbe que funcionários de aeroportos realizem qualquer tipo de manifestação que possa prejudicar a rotinado transporte aéreo de passageiros nos terminais de todo o país. O TRF não especifica na decisão se há prazo para que a proibição seja encerrada.
Na decisão, o TRF afirma que não se pode negar o direito dos trabalhadores de entrarem em greve mas que "seus pleitos não podem ser exercidos em prejuízo à continuidade do serviço público, que garante à locomoção de milhares de pessoas em todo o país, uma vez que se deve privilegiar o interesse público".

De acordo com o tribunal, os trabalhadores aeroportuários ficam proibidos de promover "qualquer ação organizada que, direta ou indiretamente, venha a interferir nas rotinas, condutas e protocolos estabelecidos e normalmente adotados, seja no âmbito interno, seja no tratamento ao público."

Na manhã desta segunda, manifestantes da Central Única dos Trabalhadores e servidores da Aviação Civil fecharam o balão de acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília na em protesto por 11% de aumento salarial. Passageiros precisaram descer dos carros para chegar ao terminal e não perder o voo.

O ato começou por volta de 7h40 e reuniu, de acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 300 pessoas. O grupo usava faixas e cartazes e tentava sensibilizar a população a respeito da situação. Por volta de 8h15, os manifestantes liberaram o bloqueio para seguir em passeata na direção do aeroporto.

Segundo a Inframerica, consórcio que administra o terminal, disse em nota que dos 94 voos previstos para a manhã desta segunda, 12 atrasaram na partida e nenhum foi cancelado. A Inframerica também afirmou que as equipes de atendimento ao cliente e operações foram reforçadas e que ônibus foram disponibilizados para buscar os passageiros que ficaram presos no bloqueio.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que está acompanhando a situação e que irá monitorar eventuais impactos gerados pelo ato. A agência também afirmou que as empresas aéreas possuem planos de contingência para o período de férias e festas de fim de ano e que estes planos devem ser acionados em situações como a ocorrida em Brasília.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir