Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 22-12-2014

Corais do Pacífico perdem a cor devido ao aquecimento global
Os recifes de corais do Pacífico norte estão a sofrer um processo de embranquecimento por causa de um fenómeno meteorológico similar ao «El Niño», que aumenta a temperatura dos oceanos.
Corais do Pacífico perdem a cor devido ao aquecimento global
Foto: diariodigita

A situação mais dramática acontece nas Ilhas Marshall, onde o embranquecimento observado desde Setembro é o pior já registado, de acordo com Karl Fellenius, oceanógrafo da Universidade do Havai, com base em Majuro, capital dessas ilhas.
Segundo C. Mark Eakin, da Vigilância de Recifes da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica americana (NOAA), o Pacífico norte, no seu conjunto, vê-se afetado por este fenómeno.

Os novos recordes de stresse térmico na parte setentrional do Pacífico é um fenómeno natural que ocorre nos lugares em que a água circula pouco, em períodos de marés de pouca amplitude e fortes calores, e à pouca profundidade. Mas a magnitude do fenómeno estudado só pode ser explicado «pelas emissões de gases com efeito de estufa, que fazem aumentar a temperatura nos oceanos», afirma Fellenius.

A temperatura das águas mais superficiais é entre meio e um grau superior ao normal há vários meses, uma diferença suficiente para afectar os frágeis corais, acrescenta o cientista.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) previu na recente cimeira de Lima que as temperaturas constatadas entre Janeiro e Outubro ao redor do globo poderão fazer de 2014 o ano mais quente em todo o mundo desde 1880.

Fonte: diariodigital
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir