Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-12-2014

Sete meninas de 13 e 14 anos ficam grávidas após viagem esco
No ano passado, 31 adolescentes engravidaram somente na capital do país, Sarajevo
Sete meninas de 13 e 14 anos ficam grávidas após viagem esco
Foto: www.correio24horas.com.br

Sete meninas com idades de 13 a 14 anos engravidaram depois de participar de uma viagem escolar na Bósnia. Furiosos, os pais das garotas estão exigindo saber por que houve falta de supervisão durante o período de cinco dias em que as garotas, que são da cidade de Banja Luka, estiveram na capital Sarajevo.

O caso tem provocado discussões em todo o país a respeito da educação sexual na Bósnia, onde o número de meninas sexualmente ativas com idade de 13 a 15 anos tem aumentado significativamente.

De acordo com o "Daily Mail", a escola fez uma excursão com 28 adolescentes para um passeio educativo para Sarajevo com visitas a museus e outros lugares histórico, mas desde que voltaram, as estudantes estariam faltando às aulas.

O ginecologista bósnio Senad Mehmedbasic, que atua em Sarajevo, afirma que a tendência crescente de gestações em menores de idade na Bósnia é preocupante. "Essa é a tendência de hoje. Mas não podemos continuar a permitir que nossos filhos sejam educados sobre sexo na rua e não na escola", afirma Mehmedbasic.

O médico defende ainda que as instituições de ensino e os pais devem desempenhar um papel mais importante na oferta de educação sexual eficaz. "Temos de ser mais diretos no sistema educacional. Não se deve permitir que a rua ensine às crianças sobre assuntos íntimos, e que mais tarde, sejam estapeadas pela vida", acrescenta o ginecologista.

O Coordenador Nacional de Saúde Reprodutiva do país, Nenad Babici, admitiu que mais crianças em seu país estão tendo em relações sexuais com 13 ou 14 anos. No entanto, não culpou os professores da escola pelo ocorrido. "Foi negligência dos pais", afirma Babici. No ano passado, 31 adolescentes engravidaram somente na capital do país.

Fonte: www.correio24horas.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir