Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-12-2014

EI derruba avião da coalizão na Síria e captura piloto jorda
Exército da Jordânia confirmou informação. País está no grupo da coalizão antijihadista liderada pelos EUA.
EI derruba avião da coalizão na Síria e captura piloto jorda
Foto: g1.globo.com

O grupo radical Estado Islâmico (EI) derrubou nesta quarta-feira (24) um avião militar da coalizão antijihadista na região norte da Síria, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), e capturou o piloto jordaniano.
"Temos informações confirmadas de que membros do EI capturaram um piloto árabe (não sírio) depois que derrubaram seu avião com um míssil terra-ar perto da cidade de Raqa", afirmou o OSDH. O exército jordaniano confirmou a informação.
O braço do EI em Raqa , "capital" do grupo extremista que controla amplas faixas de território no Iraque e na Síria, publicou em sites jihadistas fotografias de combatentes com um piloto capturado. O EI afirma que ele é jordaniano e divulga o nome.
Uma das fotografias mostra o piloto, vestido apenas com uma camisa branca e carregado por quatro homens, que o retiram da água. Em outra, ele aparece no chão, cercado por vários homens armados.
A Jordânia está entre os países da coalizão antijihadista liderada pelos Estados Unidos que executa ataques aéreos contra o grupo EI.
O surgimento do grupo no fim de 2013 e as atrocidades (decapitação, sequestros, entre outros crimes) cometidas provocaram em 23 de setembro a intervenção na Síria da coalizão que luta contra os jihadistas no vizinho Iraque.
Além dos Estados Unidos e Jordânia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Bahrein participam nos ataques na Síria.
Austrália, Bélgica, Reino Unido, Canadá, Dinamarca, França e Holanda participam nos bombardeios no Iraque, ao lado dos Estados Unidos.
A região de Raqa é alvo de ataques aéreos da coalizão e do exército sírio.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir