Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-12-2014

Tsunami na Indonésia completa 10 anos; fotógrafo relembra
Desastre deixou mais de 230 mil pessoas mortas em países do Índico. Três imagens marcaram fotógrafo que cobriu destruição.
Tsunami na Indonésia completa 10 anos; fotógrafo relembra
Foto: g1.globo.com

Esta sexta-feira (26) é marcada pelo aniversário de 10 anos do tsunami que deixou mais de 230 mil pessoas mortas em países do Oceano Índico. Provocado por um terremoto de magnitude 9,1 na costa da Indonésia, em 26 de dezembro de 2004, o desastre natural causou danos estimados em US$ 10 bilhões. Da Indonésia à Índia e em países da costa leste africana, 14 países foram atingidos pelo tsunami, que deixou cenas de morte e destruição.
A pedido da agência Associated Press, o fotógrafo Eugene Hoshiko, que cobriu o desastre em Banda Aceh, na Indonésia, relembra cenas de destruição e descreve as imagens que mais o marcaram. Veja o relato a seguir:

"Há três fotos das quais eu mais lembro – eu até sinto o cheiro do ar quando as vejo. A primeira é de antes o avião pousar, a imagem de uma mesquita ainda de pé na área devastada. Minhas primeiras impressões foram ‘isso não é real’. Como você explica isso?

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir