Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-12-2014

STJ nega liberdade a lobista e executivos presos
O presidente do Superior Tribunal de Justi�a (STJ), Francisco Falc�o, negou, ontem, pedidos de liberdade feitos pelos advogados do lobista Fernando Soares, conhecido por Fernando Baiano, e de dois executivos da empreiteira OAS, Jos� Adelm�rio Pinheiro Fil
STJ nega liberdade a lobista e executivos presos
Foto: dm.com.br

Os tr�s s�o suspeitos de participar de um esquema de corrup��o na Petrobras e foram presos, em novembro, pela Pol�cia Federal, na s�tima fase da Opera��o Lava Jato. Eles j� tiveram habeas corpus negados, h� duas semanas, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki.

Fernando Baiano seria ligado ao PMDB e foi den�nciado pelo Minist�rio P�blico Federal por corrup��o, crime contra o sistema financeiro nacional e lavagem de capitais. De acordo com o MPF, Fernando Baiano e o ex-diretor da �rea internacional da Petrobras Nestor Cerver� teriam recebido US$ 40 milh�es de propina nos anos de 2006 e 2007 para intermediar a contrata��o de navios-sonda para a perfura��o de �guas profundas na �frica e no M�xico.

J� os executivos da OAS teriam, conforme o Minist�rio P�blico, integrado um esquema que organizava cartel para a participa��o de licita��es na Petrobras, al�m de desvio de dinheiro para corrup��o de agentes p�blicos. Conforme as investiga��es da Pol�cia Federal (PF), o esquema � conhecido como "clube" � envolve as maiores empreiteiras do Pa�s.

Fonte: dm.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir