Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-12-2014

Vacinação contra paralisia infantil vai até terça-feira
Ainda dá tempo de levar as crianças para receber as duas gotas que protegem contra a paralisia infantil (poliomielite).
Vacinação contra paralisia infantil vai até terça-feira
Foto: www.diarioweb.com.br

A campanha de imunização, que foi prorrogada duas vezes, segue até terça-feira, 30, em Rio Preto. As vacinas continuam disponíveis nas 26 unidades de saúde do município. Inicialmente, a vacinação deveria ter terminado no dia 28 de novembro. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 18.515 doses, até o último dia 12. O que corresponde a uma cobertura de 85,39% do público-alvo, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos. A meta do Ministério da Saúde é de vacinar 95%. As crianças são imunizadas anualmente.

A estimativa da campanha, que começou no dia 8 de novembro é de imunizar 21,9 mil crianças em Rio Preto. No ano passado foram 20,7 mil, índice de cobertura de 96,21%. A pólio é causada pelo poliovírus selvagem e pode provocar desde uma febre, mal-estar, cefaleia até a paralisia em membros inferiores. A doença chega a ser mortal se atingir os nervos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição. Mesmo erradicada do Brasil há 26 anos, a doença é alvo de preocupação das autoridades de saúde porque o vírus ainda está ativo em países da África e da Ásia.

Com a prorrogação da campanha, crianças com idade entre um e cinco anos também receberão a tríplice viral, vacina que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A meta é atingir 19,3 mil crianças nesta faixa etária. Até o último dia 12, 15.532 doses foram aplicadas pela Secretaria de Saúde. Uma cobertura de 81,67%.

Dois dias "D" - quando é feita uma mobilização em rede nacional - da campanha foram realizados durante o mês de novembro para imunizar o maior número de crianças possível. Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionaram aos sábados, em horários especiais. Além dos mutirões realizados nas escolas.

Agora, até o dia 30 de dezembro, pais ou responsáveis podem procurar qualquer uma das 26 Unidades Básicas de Saúde do município. As salas de vacinação das unidades Santo Antônio, Vila Toninho, Jaguaré, Vetorazzo, Eldorado, São Deocleciano, Parque Industrial e Solo Sagrado funcionarão até as 20 horas. As demais, até às 17h. É necessário que pais ou responsáveis apresentem a carteirinha de vacinação.

Fonte: www.diarioweb.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir