Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-12-2014

STJ nega liberdade a lobista e executivos presos na Lava Jat
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão, negou, ontem, pedidos de liberdade feitos pelos advogados do lobista Fernando Soares, conhecido por Fernando Baiano, e de dois executivos da empreiteira OAS, José Adelmário Pinheiro Fil
STJ nega liberdade a lobista e executivos presos na Lava Jat
Foto: www.dm.com.br

Os três são suspeitos de participar de um esquema de corrupção na Petrobras e foram presos, em novembro, pela Polícia Federal, na sétima fase da Operação Lava Jato. Eles já tiveram habeas corpus negados, há duas semanas, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki.

Fernando Baiano seria ligado ao PMDB e foi denúnciado pelo Ministério Público Federal por corrupção, crime contra o sistema financeiro nacional e lavagem de capitais. De acordo com o MPF, Fernando Baiano e o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró teriam recebido US$ 40 milhões de propina nos anos de 2006 e 2007 para intermediar a contratação de navios-sonda para a perfuração de águas profundas na África e no México.

Já os executivos da OAS teriam, conforme o Ministério Público, integrado um esquema que organizava cartel para a participação de licitações na Petrobras, além de desvio de dinheiro para corrupção de agentes públicos. Conforme as investigações da Polícia Federal (PF), o esquema – conhecido como "clube" – envolve as maiores empreiteiras do País.

Fonte: www.dm.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir