Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 27-12-2014

Poroshenko recebe 145 militares ucranianos trocados por 222
O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, recebeu na madrugada deste s�bado em Kiev 145 militares ucranianos em troca de 222 rebeldes no leste separatista pr�-russo, no �mbito de um acordo realizado nesta semana durante negocia��es em Minsk.
Poroshenko recebe 145 militares ucranianos trocados por 222
Foto: noticias.terra.com.br

Esta troca maci�a, a mais importante desde o in�cio do conflito, em meados de abril, deve terminar neste s�bado com a entrega na Ucr�nia de quatro militares detidos na rep�blica separatista de Lugansk. Um funcion�rio desta rep�blica autoproclamada, Vladislav Deinego, negou-se a informar a hora e o local.

Na sexta-feira, os dois grupos realizaram uma troca de centenas de prisioneiros na regi�o rebelde vizinha de Donetsk, realizada em uma rota pr�xima � cidade de Kostiantynivka (45 km ao norte do reduto rebelde de Donetsk). No total, foram 222 insurgentes - homens e mulheres - e 146 soldados ucranianos, constatou um jornalista da AFP.

Um dos soldados negou-se a retornar a Kiev alegando que era de origem russa e que desaprovava os atos do ex�rcito ucraniano no leste.

Assim, Poroshenko recebeu na noite de sexta-feira os 145 militares libertados em um aer�dromo militar de Kiev.

"Como presidente e cidad�o, estou encantado pelo fato de voc�s poderem celebrar o Ano Novo com suas fam�lias, como eu havia prometido", declarou Poroshenko, segundo um comunicado da presid�ncia.

"Infelizmente, nem todos voltaram. Quatro de seus camaradas voltam amanh� (...). N�o abandonaremos ningu�m", acrescentou o presidente.

A troca de presos � o �nico acordo tang�vel alcan�ado pelos dois grupos na quarta-feira, em uma reuni�o do grupo de contato composto por representantes de Kiev, de Moscou, da OSCE e dos separatistas pr�-russos.

publicidade

As negocia��es deveriam ter prosseguido na sexta-feira, mas n�o ocorreram.

Os rebeldes exigem, sobretudo, o retorno do financiamento das regi�es em seu poder, cortado por Kiev em meados de novembro. Tamb�m querem um status especial que conceda maior autonomia �s regi�es de Donetsk e Lugansk.

O status j� estava previsto nos acordos assinados em setembro em Minsk. Mas, segundo Kiev e os ocidentais, os rebeldes minaram estes acordos ao organizar elei��es no in�cio de novembro consideradas ileg�timas pela comunidade internacional e pelo governo ucraniano.

O primeiro encontro em Minsk, em setembro, j� havia tentado colocar fim a um conflito que deixou mais de 4.700 mortos em oito meses.

Kiev e os rebeldes se acusaram mutuamente, em diversas ocasi�es, de querer minar o processo de paz.

O emiss�rio da autoproclamada rep�blica separatista de Donetsk, Denis Puchilin, declarou neste s�bado que a data do pr�ximo encontro "depender� de Minsk e dos representantes da R�ssia".

"N�s ainda n�o sabemos quando ser� realizado o segundo ciclo e n�o se sabe sob que forma ir� ocorrer, com a participa��o de representantes do Grupo de Contato ou por Skype", disse Puchilin, citado por um site oficial separatista.

O emiss�rio de Lugansk, Vladislav Deinego, disse que desejava que este encontro ocorresse antes do fim do ano.

Por sua vez, o Kremlin publicou na sexta-feira a nova vers�o da doutrina militar da R�ssia, aprovada por seu presidente Vladimir Putin, que aponta a Otan como uma amea�a fundamental para a seguran�a do pa�s.

Esta doutrina manifesta sua preocupa��o ante o "refor�o das capacidades ofensivas da Otan diretamente nas fronteiras russas, e as medidas tomadas para mobilizar um sistema global de defesa antim�sseis" na Europa oriental.

A divulga��o desta doutrina russa ocorre pouco depois de uma vota��o simb�lica no Parlamento ucraniano sobre o abandono do status de pa�s n�o alinhado, uma decis�o que permitir� � Ucr�nia no futuro pedir sua ades�o � Otan.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir