Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2014

Capitania dos Portos vistoria balsas de fogos para o réveill
Inspeção será nesta segunda, antes de as balsas seguirem para as praias. Centro de Coordenação será montado a bordo de um navio patrulha.
Capitania dos Portos vistoria balsas de fogos para o réveill
Foto: g1.globo.com

Nesta segunda-feira (29) a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro vai inspecionar as balsas onde ficam alojados os fogos de artifício para a queima de fogos do réveillon, antes de seu deslocamento para as praias de Copacabana e Flamengo, na Zona Sul, e Icaraí, em Niterói, onde ocorrerão as festas. Segundo a Capitania, haverá 21 balsas posicionadas por 14 rebocadores - 11 em Copacabana, cinco no Flamengo, e cinco em Icaraí.
Antes da vistoria, a Capitania fará uma reunião com todos os envolvidos nos shows de réveillon para avaliar os aspectos da segurança no mar. Durante a festa, para garantir a segurança da navegação, a Capitania dos Portos usará um helicóptero, um navio patrulha, um aviso de patrulha, cerca de 20 embarcações menores, e 110 militares.
Como em anos anteriores, equipes de inspetores navais da Capitania dos Portos farão vistoria em barcos de turismo náutico e de esporte e recreio que estarão nas áreas dos espetáculos, antes de eles deixarem o cais dos clubes náuticos e das marinas para prevenir a presença de embarcações naquelas áreas que não atendam aos requisitos de segurança.
Segundo a Capitania, são esperados 10 navios de cruzeiro e cerca de 250 barcos de turismo náutico e de esporte e recreio somente na Praia de Copacabana. Cabe à Capitania fiscalizar as balsas e seu posicionamento, e organizar os navios de cruzeiro e as embarcações de turismo náutico e de esporte e recreio que estarão na orla para assistir à queima de fogos.
O planejamento da parte marítima dos espetáculos envolve a Capitania dos Portos, o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura do Rio e a de Niterói, a Riotur e a Neltur, e as empresas vencedoras da seleção pública para a produção da festa de réveillon. Segundo a Capitania, os preparativos para os espetáculos começaram em 28 de novembro.
Centro de Coordenação
Como ocorreu em 2013, a Capitania dos Portos montará junto com o Corpo de Bombeiros um Centro de Coordenação a bordo de um navio patrulha, para coordenar ações de segurança no mar e fazer a separação dos barcos dos espectadores por tamanho, para evitar acidentes durante e após o fim das queimas de fogos.

Barcos de esporte e recreio, e de turismo náutico serão posicionadas em duas áreas, de acordo com o seu porte, explicou a Capitania. Os barcos maiores ficarão mais próximos da entrada da Baía e os menores, perto do Forte de Copacabana para que, no fim da festa, os barcos maiores e mais velozes se desloquem na frente dos menores e mais lentos. Uma outra área próxima do Forte de Copacabana servirá de refúgio de embarcações pequenas em caso de mau tempo, informou a Capitania.
A Capitania dos Portos recomenda aos navegantes que prestem atenção à previsão meteorológica e sigam os mandamentos da segurança no mar:
Não esquecer a habilitação quando for navegar.
Não esquecer coletes salva-vidas e extintores de incêndio.
Manter distância segura das praias e dos banhistas.
Respeitar a lotação da embarcação.
Se beber, passar o timão para alguém habilitado.
Não poluir o mar.
Fazer a manutenção correta de sua embarcação.
Respeitar a vida e ser solidário.
Informar o plano de navegação ao Iate Clube, marina ou condomínio.
Conduzir a embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir