Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2014

Vice-presidente de cooperativa de carvão é assassinado a tir
Polícia trabalha com hipótese de queima de arquivo. Em abril, presidente da cooperativa também sofreu atentado.
Vice-presidente de cooperativa de carvão é assassinado a tir
Foto: g1.globo.com

O vice-presidente da Cooperativa de Extração de Carvão Mineral dos Trabalhadores de Criciúma (Cooperminas), Fernando Gomes Marques, foi morto a tiros em frente à própria casa na noite de domingo (28). A Polícia Civil trabalha com a hipótese de queima de arquivo, já que o presidente da cooperativa, Juliano Militão Medeiros, também sofreu uma tentativa de homicídio em abril. Segundo o delegado Márcio Campos Neves, a cooperativa é investigada pela Polícia Federal (PF) por conceder aposentadorias irregulares a trabalhadores.
Marques tinha 34 anos e foi assassinado por volta das 23h no bairro Ana Maria em Criciúma, Sul catarinense. Ele foi alvejado por ao menos seis tiros, conforme a Polícia Militar (PM). A Polícia Civil relata que duas pessoas podem ter efetuado os disparos. Elas teriam estacionado um carro a duas ruas da residência da vítima e se deslocado até a casa. Os autores fugiram do local e não haviam sido identificados até a publicação desta reportagem. Segundo a polícia, Marques possuía boletins de ocorrência registrados contra ele por ameaça contra trabalhadores da Cooperminas.
Conforme Neves, responsável pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma, a cooperativa é investigada por ter concedido aposentadorias por insalubridade a trabalhadores que não realizavam esse tipo de serviço de risco. Haveria um conflito interno na cooperativa entre a atual administração e gestões anteriores. Neves relata que há a possibilidade de assassinato pela colaboração da presidência com a PF em investigações e delações.
O delegado aguarda o laudo cadavérico e do local do crime do Instituto Médico Legal (IML) e Instituto Geral de Perícias (IGP) para dar continuidade ao inquérito. O corpo da vítima foi liberado do IML durante a madrugada. O velório ocorre nesta segunda-feira (29) no Cemitério Municipal do bairro Brasília.
Presidente sofreu atentado
Em 11 de abril deste ano, o presidente da cooperativa, Juliano Militão Medeiros, sofreu um atentado no bairro Santa Libra, em Forquilhinha, no Sul catarinense. A vítima relatou que estava de carro quando foi abordado por dois homens de moto, que efetuaram disparos de arma de fogo. Ao fugir, o carro desgovernou e caiu em uma vala. Medeiros diz ter se escondido no mato até conseguir pedir ajuda. Ele não se feriu. O presidente já havia registrado outros boletins de ocorrência por ameaça de morte, feitas por ligações telefônicas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir