Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2014

Transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, Chikungunya
A febre chikungunya foi registrada no Brasil pela primeira vez em setembro deste ano.
Transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, Chikungunya
Foto: circuitomt.com

A febre chikungunya foi registrada no Brasil pela primeira vez em setembro deste ano. De acordo com o �ltimo balan�o do Minist�rio da Sa�de (do dia 15 de novembro), haviam sido identificados 1.364 casos no pa�s, sendo 71 importados e 1.293 diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para locais onde h� transmiss�o.

A doen�a, causada por um v�rus do g�nero Alphavirus, � transmitida sobretudo pelo Aedes aegypti, transmissor da dengue, e pelo Aedes albopictus. Os sintomas incluem febre alta, dor muscular, nas articula��es e na cabe�a, al�m de manchas vermelhas pelo corpo, que costumam durar de tr�s a dez dias. A letalidade, segundo a Organiza��o Pan-Americana de Sa�de (Opas), � rara e menos frequente que nos casos de dengue.

Para evitar a transmiss�o do v�rus, a orienta��o do minist�rio � que as pessoas reforcem as a��es para eliminar criadouros dos mosquitos. As medidas s�o as mesmas adotadas para o controle da dengue: verificar se a caixa d��gua est� bem fechada, n�o acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas est�o entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

Dados da Organiza��o Mundial da Sa�de (OMS) apontam que, desde 2004, o chikungunya havia sido identificado em 19 pa�ses. A partir do final de 2013, entretanto, foi registrada transmiss�o aut�ctone (dentro do mesmo territ�rio) em v�rios pa�ses do Caribe e, este ano, na Rep�blica Dominicana e no Haiti. At� ent�o, apenas �frica e �sia tinham registro da circula��o do v�rus.

Desde que foram confirmados casos no Caribe, o governo brasileiro elaborou um plano nacional de conting�ncia da doen�a, com as metas de intensificar as atividades de vigil�ncia, a prepara��o de resposta da rede de sa�de, o treinamento de profissionais, a divulga��o de medidas �s secretarias, al�m de equipar laborat�rios de refer�ncia para diagn�stico.

Tamb�m foram refor�adas medidas de preven��o e identifica��o de casos. Nas regi�es com registro da febre chikungunya, foram constitu�das equipes t�cnicas pelas secretarias de sa�de locais para orientar a busca de casos suspeitos e emitir alertas �s unidades de sa�de e �s comunidades. Para garantir o controle dos mosquitos transmissores da doen�a, est� sendo realizada, entre outras a��es, a elimina��o de criadouros.

A recomenda��o do minist�rio � que � uma vez caracterizada a transmiss�o sustentada de chikungunya em uma determinada �rea, com a confirma��o laboratorial dos primeiros casos � os demais casos sejam confirmados por crit�rio cl�nico-epidemiol�gico, que leva em conta fatores como sintomas apresentados e o v�nculo do paciente com pessoas que j� contra�ram a doen�a.

Fonte: circuitomt.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir