Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2014

Música no Museu encerra temporada com obras de 60 artistas
Criado em 1997 pelo violinista Turíbio Santos, o projeto Música no Museu encerra o seu 17º ano hoje (29) com uma média anual de pelo menos 500 concertos e um público estimado de aproximadamente 65 mil pessoas.
Música no Museu encerra temporada com obras de 60 artistas
Foto: ebc.com

O encerramento da temporada deste ano, do Música no Museu, uma iniciativa que objetiva unir música e artes plásticas em um mesmo evento, acontecerá às 19h, na Academia Brasileira de Filosofia, no centro do Rio. O evento ocorrerá simultaneamente a uma exposição que reunirá capas das últimas cinco edições do programa, desenhadas por artistas plásticos como Ziraldo, Miguel Paiva, Yara Tupinambá e a própria curadora do evento, Sonia Madrugada.

A exposição que marcará o encerramento do projeto contará com trabalhos de cerca de 60 nomes consagrados das artes plásticas, doados para o diretor do projeto Música no Museu, Sérgio da Costa e Silva, que, por sua vez, doou as obras para a Academia Brasileira de Filosofia. Essas criações farão parte do acervo permanente da academia e contará com espaço próprio no local.

Ao criar o projeto, o violinista Turíbio Santos levou uma diversificada programação musical ao público dos museus, das igrejas e dos centros culturais. O projeto, que conta com o apoio do Ministério da Cultura, teve início no Rio de Janeiro, expandindo-se a outras regiões Brasil e também do exterior.

A formação de novas plateias, atraindo a presença de crianças e jovens aos concertos e museus; o incentivo a jovens músicos, dando a eles a oportunidade de se apresentar em locais de prestígio e quebrar barreiras entre eventos de música clássica e o interesse do público em geral, são alguns dos objetivos do projeto. Todos os espetáculos da série têm entrada franca.

Fonte: ebc.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir