Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2014

seis novos registros de casos suspeitos da febre chikungunya
Balan�o foi divulgado na manh� desta segunda, pela Secretaria de Sa�de. Doen�a foi registrada nos bairros da Barra, Itapu�, Cabula e Sub�rbio.
seis novos registros de casos suspeitos da febre chikungunya
Foto: g1.globo.com

Salvador registrou seis novos casos suspeitos de febre chikungunya nas duas �ltimas semanas, informou a Secretaria Municipal de Sa�de (SMS). Segundo o balan�o divulgado nesta segunda-feira (29), os pacientes s�o moradores dos bairros da Barra, Cabula, Itapu�, Sub�rbio Ferrovi�rio e Pau da Lima.
A Secretaria afirma que os pacientes passam bem e aguardam o resultado dos exames laboratorias para confirma��o ou n�o da doen�a.
De acordo com a Secretaria de Sa�de da cidade, at� esta segunda-feira, foram notificados 78 casos suspeitos de chikungunya em Salvador, sendo tr�s confirmados.
A SMS acredita que, apesar da identifica��o ter ocorrido na capital baiana, os casos confirmados s�o consideradas como importados, j� que os pacientes foram infectados em Feira de Santana.
A secretaria orienta aos moradores que os casos de chikungunya poder�o ser atendidos nos postos da aten��o b�sica da rede municipal, e n�o h� necessidade de buscas em hospitais. Os sintomas s�o os mesmos da dengue como dores nas articula��es, febre, cefal�ia e vermelhid�o na pele.
Entenda o v�rus
A infec��o pelo v�rus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, por�m mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa "aqueles que se dobram", em refer�ncia � postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doen�a causa.
Em compensa��o, comparado com a dengue, o novo v�rus mata com menos frequ�ncia. Em idosos, quando a infec��o � associada a outros problemas de sa�de, pode at� contribuir como causa de morte, por�m complica��es s�rias s�o raras, de acordo com a Organiza��o Mundial da Sa�de (OMS).
O v�rus chikungunya pode ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e tamb�m pelo mosquito Aedes albopictus, e a infec��o pelo chikungunya segue os mesmos padr�es sazonais da dengue, de acordo com o infectologista Pedro Tauil, do Comit� de Doen�as Emergentes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). O risco aumenta em �pocas de calor e chuva, mais prop�cias � reprodu��o dos insetos. Eles picam principalmente durante o dia. A principal diferen�a de transmiss�o em rela��o � dengue � que o Aedes albopictus tamb�m pode ser encontrado em �reas rurais, n�o apenas em cidades.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir