Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2014

Bombeiros recomendam cuidados
Soltar os artefatos é uma tradição no Brasil, principalmente no Réveillon. Por isso, alguns cuidados são imprescindíveis para evitar acidentes
Bombeiros recomendam cuidados
Foto: www.notisul.com.br

No dia 1º de janeiro, com é tradição na maioria dos países, milhares de pessoas vão às praias para assistir ou soltar fogos de artifício. Além da comemoração pela virada de ano, muita gente acredita que o estouro dos foguetes abre os caminhos para o novo ciclo. Mas, os mesmos artefatos que embelezam os céus e enchem os cidadãos de esperança, também podem ser perigosos se manuseados inadequadamente.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado, nesta época do ano, aumenta o número de pessoas queimadas pela manipulação errada dos fogos. Só que os riscos não são apenas pelas queimaduras, mas também pelos acidentes que provocam mutilações de dedos, mãos e rostos. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina chama a atenção para os cuidados com os fogos de artifício em locais de grande movimentação de pessoas.

"A água ferve a 100 graus célsius, os bolos cozinham a 180 graus, a madeira inicia sua queima a 300 graus, o alumínio funde (derrete) a 600 e a ponta de uma estrelinha, um dos tipos populares de fogos de artifício, pode atingir até 650 graus, suficiente para causar queimaduras de 3° grau", informou o chefe da Divisão de Perícia de Incêndios, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Vanderlei Vanderlino Vidal.

Conforme ele, todos os anos, especialmente neste período de festas, centenas de pessoas, na maioria delas, crianças e adolescentes, são feridas ao usarem os fogos de artifício. Além disso, o risco de ferimentos é maior entre os jovens de 10 a 14 anos.

Dicas dos bombeiros
- Deixe os fogos de artifício para os profissionais;
- A maneira mais segura de aproveitar os fogos é assistir a uma queima pública, conduzida por profissionais treinados;
- Pessoas leigas e, principalmente as crianças, nunca devem tocar ou recolher os fogos depois de qualquer apresentação. Estes ainda podem estar ativos.

Fonte: www.notisul.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir