Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2014

Principal opositor russo evita prisão, mas seu irmão é conde
O opositor número um do Kremlin, Alexei Navalny, evitou a prisão, mas seu irmão foi condenado a 3 anos e meio por desvio de fundos em um polêmico julgamento com conotações políticas, segundo seus partidários, que protestarão nesta terça-feira.
Principal opositor russo evita prisão, mas seu irmão é conde
Foto:

As condenações dos irmãos Alexei e Oleg Navalny são o epílogo de um ano no qual a Rússia de Vladimir Putin foi o centro de uma forte controvérsia internacional, pela anexação da Crimeia e por seu envolvimento na guerra ucraniana.

Ao término de uma leitura incomumente curta da sentença, o tribunal de Moscou considerou culpados de fraude os dois irmãos em detrimento da empresa francesa Yves Rocher.

Mas enquanto Alexei Navalny foi condenado a 3 anos e meio de prisão com suspensão de pena, seu irmão deverá permanecer na prisão por esse mesmo período de tempo.

"Por que motivo o colocam na prisão (Oleg)? Que escândalo é esse? É para me pressionar?", exclamou o opositor, batendo com os punhos em uma mesa, antes que seu irmão, algemado, fosse levado do tribunal por policiais.

Alexei Navalny convocou seus partidários a sair às ruas nesta terça-feira em protesto e disse que é preciso destruir o regime de Putin.

"Este regime não tem o direito de existir, deve ser destruído", disse fora do tribunal. "Convoco todos a tomar as ruas hoje", declarou.

Seus partidários convocaram paralelamente um protesto nesta terça-feira às 19h00 locais (14h00 de Brasília) em uma praça aos pés da muralha do Kremlin.

Na manhã desta terça-feira, 16.000 membros do Facebook afirmavam que iriam à manifestação, enquanto caminhões das forças de ordem já ocupavam a praça, segundo fotos divulgadas no Twitter.

A promotoria havia pedido uma pena de oito anos de prisão para Oleg, menos que a requerida para o opositor, de dez anos de prisão.

Com 38 anos, Alexei Navalny é considerado o principal opositor de Putin, embora sua influência seja mais que limitada em um país no qual os meios de comunicação independentes e os partidos da oposição foram reduzidos à mínima expressão nos últimos anos.

Navalny, um blogueiro com ares nacionalistas e crítico da corrupção das elites russas, é acusado de ser apoiado pelo Ocidente.

Ele estava desde fevereiro sob prisão domiciliar.

Os dois irmãos foram considerados culpados de ter desviado 27 milhões de rublos (383.000 euros) em detrimento da filial russa da Yves Rocher. Também foram condenados a pagar 4,4 milhões de rublos (63.200 euros) à empresa.

A empresa francesa de cosméticos havia apresentado uma denúncia contra a empresa de transportes dos irmãos Navalny, Glavpodpiska, antes de retirá-la, afirmando não ter sofrido nenhum prejuízo durante sua colaboração com ela.

Em um comentário em seu site, o opositor considerou na véspera que seu processo ia muito além de sua pessoa e que, no fundo, pouco importaria qual fosse a decisão.

"Dez anos, cinco anos, dois anos de prisão? Uma pena em suspensão? Qual é a diferença?", se perguntou.

"A defesa de uma pessoa em particular ou de dois irmãos em particular não pode ser a razão, a justificativa de um combate político", insistiu.

O anúncio da sentença estava previsto para 15 de janeiro, data na qual os partidários de Navalny haviam planejado se manifestar, mas o tribunal anunciou subitamente na segunda-feira que a adiantaria.

Segundo a advogada do opositor, Olga Mikhailova, trata-se de uma "data mais prática para tornar pública a sentença", pouco antes do Ano Novo, e antes de vários dias festivos, durante os quais muitos moradores de Moscou deixam a capital.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir