Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2014

Planalto faz ensaio para posse de Dilma Roussef
S�o esperadas para a cerim�nia delega��es de 60 pa�ses e 27 chefes de Estado.
Planalto faz ensaio para posse de Dilma Roussef
Foto: correiodoestado

Sob sol intenso, o cerimonial da Presid�ncia da Rep�blica fez hoje (28), na Esplanada dos Minist�rios, o ensaio da cerim�nia de posse da presidente Dilma Rousseff, marcada para quinta-feira (1�), em Bras�lia.

O motorista Valdeci da Silva Ribeiro, que dirigiu o Rolls Royce presidencial no ensaio, ser� o mesmo que conduzir� o ve�culo na solenidade oficial. "Tive a honra de fazer parte da hist�ria conduzindo a primeira mulher presidenta do Brasil [em 2010] e, agora, tenho a segunda oportunidade. Faremos um grande desfile de posse para o segundo mandato", disse ele.
Al�m do carro oficial, participaram do ensaio a cavalaria da Guarda Presidencial, homens da For�as Armadas, das pol�cias Federal, Civil e Militar e agentes do Departamento de Tr�nsito do Distrito Federal. No pr�ximo dia 1�, mais de 4 mil homens participar�o do esquema de seguran�a da solenidade de posse.

S�o esperadas para a cerim�nia de posse delega��es de 60 pa�ses e 27 chefes de Estado de Governo, entre eles o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, os presidentes do Uruguai, Jos� Mujica, da Venezuela, Nicol�s Maduro, e do Chile, Michelle Bachelet.

"Hoje vamos fazer o treinamento nos moldes do dia da posse. A previs�o � que a presidenta saia �s 14h30 do Pal�cio da Alvorada em dire��o � Catedral. Neste local, ela passa para o Rolls Royce da Presid�ncia. Aqui, al�m da escolta dos motociclistas, haver� uma escolta hipom�vel [a cavalo] at� o Congresso Nacional", explicou o coordenador do Escal�o Avan�ado da Presid�ncia da Rep�blica, Fl�vio Lucena de Assun��o.

Segundo Assun��o, tamb�m haver� controle do tr�fego a�reo e soldados estar�o nos minist�rios para monitoramento da passagem da presidenta pela Esplanada em carro aberto.

"Em fun��o das dist�ncias a que se chegar da presidenta, o grau de controle � maior",
destacou Assun��o. "Quando existe uma atividade como essa, em carro aberto, a preocupa��o da seguran�a � maior, mas s�o tomadas medidas para que se resguarde a figura da presidenta da Rep�blica e das demais autoridades."

De acordo com o Ex�rcito, o p�blico que acompanhar� a passagem de Dilma pela Esplanada dos Minist�rios para a cerim�nia de posse deve ficar em torno de 10 mil pessoas. Pessoas ligadas ao PT, partido da presidente, estimam, por�m, de 30 mil a 40 mil o n�mero de presentes � solenidade. O partido se prepara para receber mais de 500 �nibus com caravanas de militantes de v�rios estados. Os militantes ficar�o alojados no Pavilh�o de Exposi��es do Parque da Cidade e no Gin�sio Nilson Nelson, na �rea central da cidade, a menos de 5 quil�metros do Pal�cio do Planalto.

Fl�vio Assun��o disse que os respons�veis pela organiza��o da cerim�nia atuar�o para impedir que eventuais manifesta��es atrapalhem o percurso a ser feito pela presidenta. "As manifesta��es democr�ticas s�o sempre bem-vindas, mas o momento que estamos vivendo ainda � o do p�s-elei��o, e existe uma expectativa muito pequena de que ocorram manifesta��es. Estamos prontos para controlar, para que n�o haja viol�ncia. O que n�o pode ocorrer � viol�ncia, nem interrup��o do circuito dos diversos eventos da posse. Isso ser� garantido pelos �rg�os envolvidos na seguran�a", afirmou.

Fonte: correiodoestado
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir