Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2014

Aeroportos do país devem receber 20 milhões de passageiros
Número representa 7% a mais do que em 2013. Os mais movimentados são os de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Aeroportos do país devem receber  20 milhões de passageiros
Foto: g1.globo.com

O movimento em todos os aeroportos brasileiros em dezembro deve chegar aos 20 milhões de passageiros, 7% a mais do que no ano passado. A previsão é que eles continuem assim em janeiro. No dia 2, por exemplo, 700 mil pessoas vão viajar de avião.
Nos últimos anos, a quantidade de pessoas viajando de avião só cresce. Em 2003, foram 71 milhões de passageiros em todo o Brasil. Em 2013, 203 milhões, e agora em 2014, deve fechar em 217 milhões de pessoas.

Os aeroportos mais movimentados são Guarulhos, em São Paulo; Galeão, no Rio de Janeiro; e Juscelino Kubitscheck, em Brasília, onde só nesta terá-feira (30) são esperados 55 mil passageiros. Segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC), daqui pra frente o dia mais cheio deve ser a próxima sexta-feira (2), quando 700 mil pessoas devem passar pelos aeroportos. Os destinos mais procurados são o Nordeste e o Sudeste.

A SAC diz que diminuiu a quantidade de atraso de voos. "Nós estamos em uma queda constante no número de atrasos nos aeroportos. Em 2010, o nível estava na casa de 20%. Nós tivemos agora na última semana atraso de 11,5%", afirma Guilherme Ramalho, secretário executivo da SAC.

Novas regras

As regras para quem viaja de avião estão sendo revistas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ao todo, são 67 propostas. As companhias querem, por exemplo, autorização para começar a cobrar passagem de crianças menores de dois anos. A Anac analisa também mudança nas taxas de remarcação e reembolso.

"Nós estamos estudando inclusive uma padronização mínima a respeito de conceitos para as empresas informarem o que significa reembolso, cancelamento de contrato, uma alteração, uma diferença tarifária. Todas as regras vão ter que estar bem postas antes do passageiro fazer a finalização da compra", explica Guilherme.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir