Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-12-2014

Consumidores devem começar o ano novo com o pé no freio e pr
Economista Ricardo Alággio dá dicas de não começar 2015 no vermelho. Para especialista, consumidor deve criar hábito do orçamento doméstico.
Consumidores devem começar o ano novo com o pé no freio e pr
Foto: g1.globo.com

Para os consumidores que aguardam a virada de ano para comprar o imóvel do sonho ou um veículo novo, a dica do economista Ricardo Alággio é ter cautela e colocar no papel todos os gastos já previstos para 2015. Segundo o especialista, menos de 50% das pessoas têm controle com as despesas por falta de planejamento.

"É importante começar o ano com o pé no freio e precaução para não ter gastos extras. Para isso, todos deveriam fazer uma espécie de orçamento doméstico, colocando no papel todas as despesas. Se a pessoa está devendo, o ideal é aproveitar o 13º salário para pagar as dívidas e não criar novas contas", contou.

Para o economista, dezembro é considerado um mês longo devido ao grande número de comemorações, compras de presentes e início das férias. Ao contrário do que se pensa, janeiro continua também sendo um período de despesas, desta vez, com material escolar e colégio das crianças. Segundo ele, até para os solteiros a melhor dica é esperar.

"Os dois meses não são ideias para investir e sim poupar. Especialmente agora é hora de guardar o dinheiro, até porque estamos mudando de política econômica no início de 2015 e não sabemos como a situação ficará nos próximos meses. A inflação é outra que continua alterando e isso tudo deve entrar na conta do consumidor", alertou.

Sobre a mudança no comportamento dos consumidores, Ricardo Alággio revelou que as vendas de Natal foram as piores dos últimos 10 anos porque os inadimplentes não consumiram. "Os lojistas venderam 4% a menos do que o ano passado. Creio que houve precaução desta vez", declarou o especialista.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir