Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-12-2014

Alerta para cuidados com fogos de artifício
Soltar fogos de artifícios já é tradição no Brasil, principalmente no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo. Com isso, aumenta o número de pessoas queimadas por manipularem inadequadamente os fogos.
Alerta para cuidados com fogos de artifício
Foto: atribunamt.com

Os riscos não são apenas de queimaduras. Podem ocorrer laceração e mutilação dos dedos, mãos e rosto. Nos locais de grande movimentação, os cuidados com os fogos de artifício devem ser redobrados.

"Acidentes com artefatos desse tipo podem resultar em sequelas graves e até em mortes. Por isso, é muito importante que as pessoas estejam informadas e atentas para este perigo", alerta o Ministério da Saúde. Por isso, um dos alertas é não associar os fogos ao uso de bebida alcoólica. "Por serem extremamente perigosos, fogos de artifícios são proibidos para menores de 18 anos e os adultos devem evitar que as crianças estejam expostas aos riscos das explosões", repassa.

Aos adultos, seguir as recomendações de uso dadas pelos fabricantes é importante. A orientação é que, em caso de acidente com fogos de artifício, o ferimento deve ser lavado com água corrente. Deve-se, também, evitar tocar na área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão – como manteiga, creme dental, clara de ovo ou pomadas.

A recomendação é que as pessoas feridas procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo da residência delas para o atendimento médico adequado.
Para localizar uma unidade de referência no atendimento a queimados, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Secretaria de Saúde do Estado ou do Município onde residem.

Fonte: atribunamt.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir