Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-12-2014

Thomas Traumann foi porta-voz de Dilma e assessor de Palocci
Chefe da Secretaria de Comunica��o Social est� no cargo h� quase 1 ano. Formado em jornalismo, ministro � do Paran� e continuar� na fun��o em 2015.
Thomas Traumann foi porta-voz de Dilma e assessor de Palocci
Foto: g1.globo.com

H� quase um ano no comando da Secretaria de Comunica��o Social da Presid�ncia, o ministro Thomas Traumann � formado em jornalismo e continuar� � frente do minist�rio no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

Na primeira gest�o da petista, ele atuou por cerca de um ano como porta-voz da presidente e era respons�vel pela interlocu��o de Dilma com a imprensa. Substituto de Helena Chagas, nasceu em julho de 1967, em Rol�ndia (PR), e se formou na Universidade Federal do Paran�.
Geralmente, � Traumann quem comunica aos jornalistas que ficam de plant�o no Pal�cio do Planalto sobre as trocas de ministros e principais decis�es tomadas por Dilma. Como ministro da Secretaria de Comunica��o Social, ele foi respons�vel por conduzir a Pesquisa Brasileira de M�dia, a fim de auxiliar o Planalto a tomar decis�es relacionadas � publicidade oficial.

Ex-assessor do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palloci, Traumann deixou as reda��es de jornal em 2008 para trabalhar na �rea de assessoria de imprensa. Dois anos depois assumiu a assessoria de Palocci. Em seguida, exerceu o cargo de assessor especial da ministra Helena Chagas, na Secom, at� que, em 2012, foi nomeado porta-voz da Presid�ncia.

Como porta-voz, Traumann ganhou a confian�a da presidente. Despachos com o ent�o chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo, se tornaram frequentes. No ano passado, Traumann assumiu o gabinete digital da presidente e capitaneou o retorno de Dilma �s redes sociais.

O papel como auxiliar de Dilma na internet foi um dos fatores que contaram para que ele assumisse a Secretaria de Comunica��o, em janeiro do ano passado.
Como jornalista, Thomas Traumann trabalhou na revista "Veja", no jornal "Folha de

S.Paulo" e chefiou a sucursal da revista "�poca" no Rio de Janeiro.
Durante a campanha eleitoral, ele despachava diariamente com a presidente Dilma no Pal�cio da Alvorada, resid�ncia oficial, e os ministros do chamado "Conselho Pol�tico" da campanha, Aloizio Mercadante e Ricardo Berzoini.

Redes sociais

Thomas Traumann conduziu na Secretaria de Comunica��o os trabalhos relacionados � cria��o e manuten��o de perfis da presidente Dilma em redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. � ele quem conversa com a presidente sobre os temas que ser�o abordados nas redes sociais e coordena a publica��o do conte�do.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir