Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-12-2014

Nasa irá "hackear" robô em Marte para curar "amnésia"
O robô Opportunity, que explora o terreno de Marte há mais de dez anos, está sofrendo de problemas de memória, segundo a agência espacial americana Nasa.
Nasa irá
Foto: bbc.co.uk

O veículo de seis rodas - que não é para ser confundido com o Curiosity, da missão lançada em 2011, cujas recentes descobertas tiveram grande destaque nos noticiários - tem reiniciado constantemente e de forma inesperada o seu sistema operacional.

Os cientistas acreditam que o longo tempo de uso acabou afetando a memória eletrônica.
John Callas, gerente de projeto da Nasa, explicou em entrevista à emissora Discovery News que, como qualquer computador, o Opportunity tem dois tipos de memória.

Sua memória não-volátil é como o disco rígido de um PC: mantém as informações guardadas mesmo quando o robô é desligado, o que é ideal para armazenar dados a longo prazo.

Já a memória volátil funciona como a memória RAM de um computador. É possível acessá-la mais rapidamente, mas, quando a máquina desliga, qualquer dado guardado nela é perdido.

A falha ocorre na memória não-volátil, quando o robô tenta salvar dados de telemetria nela. O Opportunity guarda, então, estas informações em sua memória volátil, mas elas são perdidas quando ele desliga.

"Por isso, estamos tendo estes eventos de "amnésia", afirmou Callas. "Ele esquece o que já fez."

Fim da vida útil

Nasa

Robô já percorreu 41,8km em Marte

O problema está se tornando mais grave, segundo a Nasa.

Sempre que ocorre a falha de memória, o robô reinicia a si próprio e, às vezes, para completamente de se comunicar com o centro de controle da agência.

Mas os cientistas já tem um plano para resolvê-la. Eles tentarão "hackear" o software do Opportunity para consertar a falha, ao fazer com que ele ignore a parte com defeito de sua memória.

Fonte: bbc.co.uk
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir