Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-12-2014

Dilma anuncia os 14 ministros que faltavam
Manuten��o de alguns nomes indica dificuldade na composi��o da nova equipe ministerial. Posse ser� nesta quinta-feira.
Dilma anuncia os 14 ministros que faltavam
Foto: veja.abril.com

Um dia antes de assumir o segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff escolheu os catorze ministros que restavam para concluir sua equipe. A �nica troca � a entrada do embaixador Mauro Vieira no lugar de Luiz Alberto Figueiredo � frente do Minist�rio das Rela��es Exteriores. A lista foi divulgada nesta quarta-feira em uma nota emitida pelo Pal�cio do Planalto.

Mauro Vieira � o embaixador do Brasil nos Estados Unidos desde janeiro de 2010. Ele se formou pelo Instituto Rio Branco em 1974, e tamb�m j� havia sido o representante brasileiro na Argentina. Com a mudan�a, Figueiredo trocar� de fun��o com Vieira. A presidente chegou a sondar o ex-chanceler Celso Amorim para o Itamaraty, mas ele n�o aceitou voltar ao cargo.

Os outros treze nomes confirmados s�o os de Alo�zio Mercadante (Casa Civil), Jos� Eduardo Cardozo (Justi�a), Arthur Chioro (Sa�de), Manoel Dias (Trabalho), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Ideli Salvatti (Direitos Humanos), Eleonora Menicucci, (Pol�ticas para Mulheres), Jos� Elito Siqueira (Gabinete de Seguran�a Institucional), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Thomas Traumann (Comunica��o Social), Marcelo Neri (Assuntos Estrat�gicos), Lu�s In�cio Adams (Advocacia-Geral da Uni�o) e Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa). Todos tomar�o posse nesta quinta-feira.

Com o an�ncio, Dilma confirma a manuten��o do PDT no comando do Minist�rio do Trabalho e do PSD na Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Os demais nomes s�o de petistas ou de figuras sem filia��o partid�ria. A recondu��o dos treze ministros, anunciada apenas no �ltimo dia antes da posse, � um sinal das dificuldades que a presidente teve para montar seu minist�rio.

Dilma deixou a maior parte dos nomes para a �ltima semana antes da posse por causa da imprevis�vel investiga��o sobre o petrol�o, que tem potencial para atingir muitos pol�ticos, e devido � falta de nomes de consenso para alguns cargos. Por isso, � prov�vel que a presidente fa�a novas mudan�as em sua equipe ainda na primeira parte do segundo mandato. Todos os ministros tomar�o posse na tarde desta quinta-feira, depois que a presidente assumir o segundo mandato.

Fonte: veja.abril.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir