Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2015

Abandono de navios com imigrantes sugere nova tática
Pela segunda vez nesta semana, um barco com imigrantes ilegais foi deixado à deriva no Mar Mediterrâneo, sem nenhuma tripulação, a caminho da costa da Itália. Essa tática pode se tornar mais frequente na região devido ao fim de uma operação de patrulhamen
Abandono de navios com imigrantes sugere nova tática
Foto: bbc.com

Segundo a guarda costeira da Itália, o navio mercante Ezadeen ficou à deriva com pelo menos 400 imigrantes a bordo, sem energia elétrica, em um mar agitado próximo ao sudeste do país. Na manhã desta sexta-feira, as autoridades disseram que conseguiram controlar o navio e que ele está sendo levado para o porto de Crotone.

No início da semana, quase 1.000 imigrantes foram resgatados de um outro navio encontrado abandonado sem tripulação no início da semana.

Por que barcos com migrantes ilegais estão sendo abandonados a sua própria sorte?
O correspondente da BBC Jonathan Josephs explica que esta nova tendência está relacionada ao fim da Mare Nostrum, uma operação de resgate e ajuda de migrantes que era conduzida pela Itália ao custo de 9 milhões de euros por mês.

Com isso, desde novembro, quem assumiu a tarefa foi a agência de fronteiras da União Europeia, Frontex. Mas a operação Triton ocorre em uma área restrita e com recursos limitados.

O deputado do Parlamento Europeu Claude Moraes, que preside o comitê de Liberdades Civis, Justiça e Assuntos Internos da Casa, diz que a "Triton não assusta ninguém".

Ele diz acreditar que, como não há o peso um sistema de Justiça soberano por trás da operação, os traficantes de pessoas estão com menos medo de atuar nas rotas de contrabando.

Fonte: bbc.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir