Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2015

Discurso de Kim Jong-un no Ano Novo agrada Seul
Segundo os jornais sul-coreanos, Seul quer aproveitar o gesto do ditador e avan�ar nas negocia��es diplom�ticas com os vizinhos do Norte.
Discurso de Kim Jong-un no Ano Novo agrada Seul
Foto: veja.abril.com

O governo da Coreia do Sul classificou nesta sexta-feira como um "sinal de mudan�a" a proposta do ditador norte-coreano Kim Jong-un de realizar uma c�pula entre os dois pa�ses, mas pressionou para que os contatos sejam realizados antes de fevereiro. Segundo os jornais sul-coreanos, h� gente no governo de Seul defendendo a necessidade de os avan�os diplom�ticos ocorrerem nas primeiras semanas do ano para que o "impulso da proposta" n�o seja desperdi�ada.

Em nota oficial, o Executivo da Coreia do Sul qualificou nesta quinta-feira como "significativo" o gesto de Kim Jong-un, que em seu discurso de Ano Novo disse estar disposto a realizar uma c�pula com a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, desde que o clima diplom�tico seja prop�cio. Fontes do governo sul-coreano ouvidos pela imprensa explicaram que � importante que os contatos sejam feitos antes que Coreia do Sul e Estados Unidos realizem novas atividades militares conjuntas em meados de fevereiro, um dos principais pontos de tens�o com o regime norte-coreano.

Al�m disso, os jornais adiantaram que o governo sul-coreano tem como prioridade a realiza��o de novas reuni�es de fam�lias coreanas separadas pela guerra, "um assunto que historicamente ajudou a distens�o entre os dois pa�ses", antes das f�rias do Novo Ano Lunar, que ocorrer� em 19 de fevereiro. O discurso televisionado de Ano Novo foi a primeira vez que Kim Jong-un mencionou a possibilidade de realizar um encontro entre os l�deres das duas Coreias, que continuam tecnicamente em guerra, j� que o conflito entre 1950 e 1953 terminou com um cessar-fogo em vez de um tratado de paz.

Casamento � A irm� ca�ula do ditador Kim Jong-un se casou recentemente com um filho de Choe Ryong-hae, considerado o n�mero 3 do regime, segundo fontes citadas nesta sexta pela ag�ncia sul-coreana Yonhap. Kim Yo-jong, irm� do ditador, � subdiretora do Partido dos Trabalhadores. Uma fonte citada pela ag�ncia aponta que Choe, secret�rio-geral do partido �nico que governa o pa�s, tem dois filhos e uma filha, e o segundo dos homens, Choe Song, seria o marido de Kim. A ocupa��o de Choe Song � desconhecida.

A not�cia coincidiu nesta sexta-feira com a publica��o na imprensa norte-coreana de uma foto de Kim Yo-jong, de 28 anos, durante uma visita junto ao irm�o a um orfanato de Pyongyang. Na imagem � poss�vel ver que Kim Yo-jong usa um anel de brilhante no dedo anelar da m�o esquerda, como � costume entre as coreanas casadas. A irm� ca�ula do ditador norte-coreano ganhou notoriedade desde que seu cargo oficial como subdiretora do Partido dos Trabalhadores foi anunciado publicamente no final de novembro.

Fonte: veja.abril.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir