Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2015

Equipe de buscas enfrenta mau tempo na busca por destroços
Navios e aeronaves atravessaram as águas de Bornéu nesta sexta-feira em busca dos destroços de um avião de passageiros da AirAsia, porém o mau tempo impediu novamente as buscas pelo avião e as caixas-pretas, que devem revelar o motivo da queda.
Equipe de buscas enfrenta mau tempo na busca por destroços
Foto: br.reuters.com

Uma autoridade afirmou que 30 corpos foram recuperados, junto com pedaços do avião, em uma busca liderada pela Indonésia pelo voo QZ8501 que está concentrada a 1.575 milhas náuticas a norte do mar de Java.

Fortes ventos e mares agitados têm impedido mergulhadores de buscar a fuselagem do Airbus A320-200, que caiu nas águas no domingo enquanto viajava de Surabaya, segunda maior cidade da Indonésia, para Cingapura com 162 pessoas a bordo.

"As ondas estavam entre 3 e 4 metros hoje, dificultando a coleta de corpos pelos navios e entre navios", disse o chefe da agência de buscas e resgates da Indonésia, Fransiskus Bambang Soelistyo, a jornalistas em Jacarta, acrescentando que algumas embarcações fariam buscas durante a noite.

"Hoje a noite enviaremos barcos de reboque que devem fazer as transferências (de corpos) mais facilmente."

Ele afirmou que dois dos 30 corpos encontrados estavam presos nos assentos do avião.

A operação de busca multinacional com base em Pangkalan Bun, cidade ao sul de Bornéu mais próxima da área de busca, foi reforçada nesta sexta-feira por especialistas da agência francesa BEA, responsável por investigar todas as quedas de aviões da Airbus.

Autoridades disseram que hidrofones da equipe francesa, sofisticados dispositivos que captam ondas sonoras transmitidas através da água, e equipamentos sonares trazidos por outros especialistas internacionais não puderam ser usados nesta sexta-feira devido às ondas grandes.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir