Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-01-2015

Vídeo flagra PM saindo de casa após sogros e cunhado serem m
Segundo a polícia, ele foge de carro levando os filhos e a esposa, baleada. Suspeito de cometer os crimes, policial acabou preso, em Goiânia.
Vídeo flagra PM saindo de casa após sogros e cunhado serem m
Foto: g1.globo.com

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que uma pessoa que, segundo a Polícia Civil, é o policial militar Hélio Costa Vieira, deixa a própria casa, após os sogros dele e um cunhado, de 11 anos, terem sido mortos a tiros. Preso em Goiânia suspeito de cometer o crime, na madrugada de sexta-feira (2), o PM aparece no vídeo levando para o carro a mulher, que foi baleada no braço, e os três filhos do casal, que teriam presenciado as mortes, mas não foram feridos.

De acordo com a polícia, as imagens mostram o policial abre o portão da casa e, depois de cinco minutos, ele leva a mulher e os filhos para o veículo. O homem volta a aparecer na entrada da garagem, liga o carro, tira o veículo e fecha o portão. Em seguida, sai dirigindo. A polícia chega 9 minutos depois ao local.
Conforme a Polícia Militar, o suspeito já havia sido afastado da corporação anteriormente por problemas médicos, mas não soube precisar se foi por questão psicológica ou física. "Há dois anos, nós temos o último afastamento médico dele, mas não tenho na ficha individual dele se seria por um problema psicológico ou ortopédico", disse o comandante do policiamento da PM, coronel Divino Alves.
Ainda segundo ele, o estresse vivido pelos policiais militares não justifica o ato supostamente cometido pelo militar. "Situação de estresse todos nós policiais vivemos, mas nem por isso pessoas são mortas em decorrência dessa situação".
De acordo com vizinhos, que não quiseram gravar entrevistas, eles já tinham ouvido diversas brigas dentro da residência, mas não acionaram a polícia. Familiares confirmam o relacionamento conflituoso. "Ele tinha sim um histórico e ele era bastante agressivo. E eu acho que isso foi o estopim", disse um parente que não quis se identificar.
Crimes
As vítimas são os sogros do policial militar, Raimundo Nonato da Silva, 54 anos, e Maria Margarete da Silva, 45, e um filho deles, Maximus da Silva, 11. Eles moravam em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal, onde os corpos serão enterrados. A família passava o réveillon na casa do policial quando foi morta. Segundo familiares, as vítimas pretendiam se mudar para a capital.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito estava de folga quando houve uma discussão na casa e ele acabou disparando contra os parentes, usando duas armas. "Ele alega que o sogro tentou agredi-lo com uma faca e, nesse instante, ele teria efetuado um disparo. A partir daí, ele alega que não se recorda mais de nada. Inclusive uma faca foi encontrada no local e ele [Hélio] apresentava um corte no dedo", relatou o delegado Fábio Meireles, responsável pelo caso na Delegacia de Investigações de Homicídios (DIH).
A mulher do PM, Sarah Silva Vieira Costa, 23, foi atingida por um disparo no braço. Ela foi socorrida e encaminhada para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), onde passou por cirurgia. De acordo com a unidade, a paciente respira sem a ajuda de aparelhos e seu estado de saúde é considerado regular, na manhã deste sábado (3).
Após o crime, Hélio fugiu com os três filhos e foi preso em uma barreira policial na cidade de Goiás. Em seguida, foi encaminhado para a DIH, onde prestou depoimento. Em seguida, ele foi levado para o Presídio da Polícia Militar.
Duas armas
As armas usadas pelo PM, um revólver calibre 38 e uma pistola .40, foram apreendidas e passarão por uma perícia. Meireles disse que agora pretende ouvir familiares e testemunhas para esclarecer a motivação do crime e que tem 10 dias para a conclusão do inquérito.
Os filhos do policial, que também estavam na delegacia, foram levados para a casa de parentes. A menina mais velha, de 7 anos, perguntava o tempo todo sobre a mãe, segundo o delegado.
Raimundo era um sargento aposentado da PM e trabalhava em uma rádio na cidade em que morava e também tinha um site de notícias. Irmã de Maria, Sandra Silva relata que o relacionamento entre o sogro e o genro era complicado. "Eles nunca se deram muito bem. Mas aos poucos a Sarah foi conversando com eles e criaram uma amizade, entre aspas", disse.
Ainda segundo Sandra, Hélio era violento com a esposa. "É triste até de falar. Ele batia nela direto, bastante turbulento. A gente falava para ela largar, mas ela largava e voltava. E a gente sabia que isso um dia iria acontecer, pois ele é violento", afirmou.
A tia pede que o policial seja punido pelo crime. "Ele tem que ficar preso, pois uma pessoa dessa não tem condições de ficar solta", desabafa.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir