Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-01-2015

"Segredo é estudar 10h por dia", diz candidata de vestibular
Vestibular começou sem atrasos no Colégio Júlio de Castilhos. No segundo dia de provas, candidatos enfrentam redação e português

Foto: g1.globo.com

Tranquilidade e uma preparação que incluiu uma alimentação balanceada e rotina diária de 10 horas de estudo nos últimos dez meses. Esses são os segredos elencados pela estudante Letícia Lunelli para encarar o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ingressou no segundo dia de provas nesta segunda-feira (5), com os testes de redação e língua portuguesa.
Uma das candidatas ao curso mais disputado da instituição, a medicina, Letícia veio de Florianópolis, onde se preparou em cursinhos pré-vestibulares. "Acho que um dos segredos é estudar no máximo 10 horas por dia, de segunda a segunda, porque é o recomendado pelos professores. Senão, é demais", detalhou ela ao G1.
A candidata chegou cedo para o segundo dia de testes no Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. "Também tomei muito cuidado com a alimentação, cortando carboidratos. Tudo isso me deixa ainda mais confiante", conta.
Letícia disputa o vestibular da UFRGS, mas também se prepara para um plano B: tentar a aprovação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O teste gaúcho, porém, é considerado mais difícil por ela. "Na UFRGS é mais específico. Ontem [neste domingo], a prova de língua estrangeira estava muito complicada", avaliou.
Já Lucas Gomes Ferreira, 20 anos, vê o vestibular deste ano como uma chance para ganhar experiência. Atualmente em um curso técnico de informática, através de uma vaga conquistada pela pontuação no Enem, ele admitiu que ainda não deve conquistar uma das vagas no curso de arquitetura da UFRGS, seu principal objetivo.
"Sei que não irei passar, mas estou me dedicando nas provas para me preparar para o ano que vem", disse Lucas. O jovem elogiou a iniciativa da UFRGS para os testes de 2015, que têm contribuído para evitar os tradicionais atrasos, que levam candidatos ao choro diante de portões de locais de prova: agora, os testes ocorrem em pontos próximos das casas dos inscritos, e não mais por curso. "Dá pra vir caminhando, bom demais", definiu.
Para os supersticiosos, havia até "água benta" nesta terça em frente ao Colégio Júlio de Castilhos. Estudantes do primeiro semestre de medicina da Ufrgs, as amigas Desirrée Nolin, 20 anos, e Gabriella Natividade, 19, decidiram ganhar um dinheiro extra, vendendo água mineral em frente ao local com uma tática de marketing inusitada.
Para brincar e dar sorte aos candidatos, elas ergueram um cartaz que oferece água mineral "benta", trazida por "bixos" da UFRGS para os futuros calouros. "Está ajudando a vender mais. O pessoal se divertiu", disse Desirrée.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir