Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-01-2015

MEC aumenta a nota mínima no Enem para ingresso no ProUni
Portaria normativa publicada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União alterou a nota mínima a ser alcançada por alunos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para aqueles que almejem ingressar em universidades particulares por meio do Programa
MEC aumenta a nota mínima no Enem para ingresso no ProUni
Foto: www.brasilpost.com.br

Agora, está vedada a inscrição de estudantes com nota inferior a 450 pontos (antes, a nota de corte era de 400) – candidatos que zerarem a redação do exame também serão excluídos.

As mudanças para participação no programa, que é dirigido a estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsistas integrais, seguem alterações divulgadas na semana passada para o Fies, destinado ao financiamento da graduação superior, também estabelecendo nota mínima de 450 pontos e obrigatoriedade de não zerar a redação no Enem.

Os candidatos, pelas novas regras, também não poderão mais receber o benefício simultâneo do financiamento com recursos do Fies e de bolsa do Prouni. A exceção vale para bolsa parcial, mas apenas quando ambos os benefícios se destinarem ao mesmo curso e na mesma instituição de educação superior

O ProUni, criado pelo governo federal em 2004, concede bolsas integrais e parciais para cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas, além de bolsas para cursos sequenciais de formação específica. As inscrições referentes ao primeiro semestre de 2015, ocorrem do dia 26 de janeiro até as 23h59 do dia 29. O resultado da primeira chamada sai no dia 2 de fevereiro ao passo que o da segunda chamada será divulgado no dia 19 de fevereiro.

Sisu

Também foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (5) a data de abertura das inscrições para a primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu): será entre os dias 19 e 22 de janeiro e deverão ser feitas exclusivamente pelo site.

O Sisu seleciona alunos para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar desta edição, o candidato tem de ter feito a edição 2014 do exame e não ter zerado na redação. O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga.

O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.

(Com agências de notícias)

Fonte: www.brasilpost.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir