Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2015

Presidente da Sony critica ataque hacker
Segundo Kazuo Hirai, ações foram impiedosas e mesquinhas
Presidente da Sony critica ataque hacker
Foto: www.jb.com.br

O presidente da Sony, Kazuo Hirai, disse que os os ataques hackers que causaram a suspensão temporária do lançamento do filme "The Interview" ("A Entrevista"), que satiriza o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, foram "impiedosos" e "mesquinhos". Esta foi a primeira vez que ele falou sobre o caso.

Em evento em Las Vegas, nos Estados Unidos, Hirai apontou que "tanto os antigos empregados da Sony Pictures Entertainment e certamente os atuais foram, infelizmente, as vítimas de um dos ciberataques mais impiedosos e mesquinhos da história recente".

Em declarações à imprensa, o presidente da Sony disse que seria "negligente" de sua parte não comentar sobre os acontecimentos das últimas semanas.

Hirai, no entanto, não deu novas informações sobre o ataque cibernético, mas disse que a liberdade de expressão é "muito importante" para a Sony. Em seguida, ele agradeceu às mídias que exibiram a produção e "especialmente as pessoas que foram ver o filme nos cinemas ou na Internet".

Ele ainda se disse orgulhoso da forma como o governo dos Estados Unidos reagiu contra a tática de "extorsão" do grupo de hackers identificado como "guardiões da paz". O FBI acredita que Pyongyang esteja por traz do episódio e o presidente Barack Obama anunciou na semana passada novas sanções contra o país.

Coreia do Norte - De acordo com autoridades de Defesa sul-coreanas, Pyongyang atingiu "um nível significativo" de miniaturização de um dispositivo de ogivas nucleares, a fim de adaptá-los ao alcance de seus mísseis, capazes de atingir os Estados Unidos.

Advertência foi divulgada no Livro Branco sobre a Defesa, publicação bienal divulgada hoje, dia 6, em Seul. Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, Pyongyang já pode contar com cerca de 40 kg de plutônio "para uso militar" e para "o programa de urânio altamente enriquecido." (ANSA)

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir