Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2015

Investigadores acreditam estar mais perto de caixa-preta da
Ainda não foram recuperadas as caixas pretas do avião com os registros do voo, cruciais para determinar causas do acidente
Investigadores acreditam estar mais perto de caixa-preta da
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Equipes de resgate participando das buscas pelo voo QZ8501 da Air Asia acreditam ter encontrado a cauda do Airbus 320-200 desaparecido desde o dia 27.

É nesta parte da aeronave que ficam localizadas as caixas-pretas, o que dá esperanças às autoridades de ter informações mais detalhadas sobre o que causou o acidente.

No entanto, o mau tempo impediu maiores esforços para identificar os destroços e tentar trazê-los para terra. Autoridades acreditam que avião está no fundo do Mar de Java, a pelo menos 25m de profundidade.

Indonésia diz que aeronave da AirAsia não tinha permissão para voar no domingo

Indonésia localiza objetos que podem ser partes da fuselagem do avião da AirAsia

O voo QZ8501 desapareceu enquanto seguia de Surabaya, na Indonésia, para Cingapura. Tinha 162 pessoas a bordo.

Autoridades da Indonésia ampliaram a área de buscas para tentar encontrar a fuselagem do Airbus 320-200

As equipes de resgate já encontraram 37 corpos e partes dos destroços, mas até agora a fuselagem permanece desaparecida.

Autoridades indonésias expandiram a área de buscas e agora estão estão se concentrando numa região localizada a 166km da ilha de Bornéu, onde diversos objetos grandes que podem ser parte do Airbus 320-200 foram avistados por aeronaves de reconhecimento.

Novas regras

O chefe da agência nacional de resgate, Henry Bambang Soelistyo, disse que no início da manhã desta terça-feira houve melhora suficiente nas condições de tempo para que mergulhadores e equipamento de detecção submarina pudessem esquadrinhar a área de buscas.

O voo QZ8501 tinha 137 passageiros, sendo 17 crianças e um bebê, além de dois pilotos e cinco comissários de bordo. A maioria era formada por indonésios.

Até agora, 37 corpos foram encontrados. O voo tinha 162 pessoas a bordo, a maioria delas da Indonésia

O governo da Indonésia ofereceu a parentes das vítimas a chance de visitar o local do desparecimento da aeronave. Eles voariam até Pangkalan Bun, a cidade mais próxima de onde os corpos começaram a ser encontrados, e de lá seguiriam de navio para a região das buscas para jogar flores ao mar. Para o chefe das forças armadas da Indonésia, general Moeldoko, a visita poderá ajudar os parentes a "diminuir a sensação de perda".

Moeldoko também prometeu que todas as vítimas serão identificadas independentemente da condição em que forem encontradas.

Aviões de reconhecimento avistaram possíveis destroços numa área a 166km da ilha de Bornéu

Ao todo, 260 médicos indonésios e estrangeiros estão trabalhando na identificação das vítimas, analisando impressões digitais, registros de arcada dentária, e DNA.

As autoridades da Indonésia informaram ainda ter suspenso os voos da AirAsia na rota Surabaya-Cingapura enquanto investigam como o voo QZ8501 recebeu autorização para partir no sábado apesar de a companhia não ter permissão para operar naquela rota no dia.

Numa entrevista coletiva na segunda-feira, um representante do Ministério do Transporte, Djoko Murjatmojo, informou que funcionários envolvidos no caso foram movidos para outras funções. O ministério também impôs uma diretiva que obriga os pilotos a comparecer a um briefing sobre condições climáticas e outros assuntos operacionais antes de decolar.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir