Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2015

Secretário promete multa pesada à Supervia após acidente
Técnicos da Agetransp vão investigar causas do acidente. "Acidente foi gravíssimo e a falha inadmissível", diz secretário.
Secretário promete multa pesada à Supervia após acidente
Foto: g1.globo.com

O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, afirmou que a Supervia será multada após o acidente que feriu pelo menos 158 pessoas na noite desta segunda-feira (5). A informação foi dada no Bom Dia Rio.
" O acidente é gravíssimo e a falha é inadmissível.Não pode acontecer. Técnicos da Agetransp foram ao local para recolher materiais e investigar de forma independente o que aconteceu", afirmou Osório. Segundo ele, é necessário investigar exatamente o que causou o acidente. Um trem que vinha no sentido Baixada bateu em outro que estava parado em uma estação de Mesquita.
"Temos que ver se foi uma falha individual, coletiva ou uma soma de fatores. Temos dados que registram toda a viagem, assim como a sinalização e o funcionamento da torre de controle da supervia. Vamos ouvir o maquinista e o passageiro", prometeu Osório.
Osório reconheceu que os trens envolvidos no acidente são muito antigos: o que vinha no sentido Baixada havia sido reformado há três anos. O secretário prometeu renovar a frota. "53 novos trens chegarão até o final de 2015", finalizou.
O acidente aconteceu por volta das 20h20, desta segunda-feira (5). Inicialmente os bombeiros informaram que atenderam 140 pessoas, mas posteriormente o hospital que recebeu o maior número de feridos, o Hospital Geral de Nova Iguaçu, relatou que atendeu 158 pessoas. Segundo a Supervia, uma composição bateu na traseira de outra que estava parada na altura da estação Presidente Juscelino, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A circulação foi suspensa no ramal.
Soldados do Corpo de Bombeiros do Catete, na Zona Sul do Rio, de Parada de Lucas, no Subúrbio, e de Nova Iguaçu, Nilópolis e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, atuaram no socorro às vítimas.
Os feridos foram levados para quatro principais unidades de saúde: Hospital da Posse, em Nova Iguaçu; Albert Schweitzer, em Realengo; Getúlio Vargas, na Penha; e Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Duque de Caxias. Segundo o secretário de Transportes, Carlos Osório, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região também prestou apoio no socorro às vítimas.
Tráfego normalizado de manhã
Após o acidente entre dois trens no ramal Japeri da Supervia na noite da segunda-feira (5), a circulação das composições, que ocorria de forma parcial no início da manhã desta terça-feira (6), foi normalizada por volta das 7h. No começo da manhã, passageiros aguardavam os trens na estação de Presidente Juscelino, em Mesquita, na Baixada Fluminense, onde ocorreu o acidente.
De acordo com o Hospital Geral de Nova Iguaçu, dos 129 feridos que deram entrada na unidade na noite desta segunda (6), 47 tinham sido liberados por volta das 2h da madrugada, cerca de 60 aguardavam liberação e os demais passavam por exames.
Ainda nesta manhã, técnicos da SuperVia trabalhavam para liberar um dos trilhos, já que apenas um estava operando por volta do mesmo horário. Para que os trens circulassem em ambas as direções, os técnicos precisavam parar as composições próximo da estação onde ocorreu o acidente para passar uma composição de cada vez pelo trilho que está operando.
Passageiros relatam assalto
Passageiros que ficaram feridos na colisão entre dois trens em Mesquita, Baixada Fluminense, na noite de segunda-feira (5), relataram roubos dos pertences logo após o acidente. Como mostrou o Bom Dia Rio nesta terça-feira (6), uma das vítimas contou que criminosos pularam grades e roubaram os acidentados antes mesmo da chegada das equipes de resgate ao local.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir