Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2015

Presos têm acesso a celular com internet dentro de presídio
Nesta segunda, detento enviou mensagens através de aplicativo no celular. Sindicato dos agentes penitenciários admite entrada de objetos no local.
Presos têm acesso a celular com internet dentro de presídio
Foto: g1.globo.com

Detentos da penitenciária Irmão Guido, na Zona Sul de Teresina, estão tendo acesso a aparelhos celulares e internet. A realidade veio à tona nesta segunda-feira (5) quando um dos presos enviou fotos e áudios para o aplicativo VC no PI TV, da Rede Clube. Nas mensagens, os presos denunciavam a falta de atendimento médico a um detento que terminou morrendo dentro do presídio. A morte gerou um motim dentro da penitenciária.
Nesta terça-feira (6) o presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça do Piauí (Sinpoljuspi) falou sobre a situação. Segundo Vilobaldo Carvalho, é muito complicado fazer a fiscalização porque faltam agentes e equipamentos de segurança. "A penitenciária Irmão Guido está com a estrutura extremamente ruim, superlotada e não existe mais triagem disciplinar entre os presos", disse.
Para Vilobaldo, a falta de fiscalização resulta na sensação de impunidade interna e a tendência é que os presos portem objetos dentro da unidade. "O preso tem convicção de que se for pego com ferro, com arma, com drogas ou com celular ele não vai ser punido", falou o representante da categoria. Segundo ele, os poucos agentes fazem o possível para desenvolver as atividades, mas o número reduzido é um entrave.
Ele admite que o presídio não tem condições de impedir a entrada dos aparelhos e que quase sempre os celulares são recolhidos depois que já estão em poder dos detentos. "Não há um serviço de inteligência que funcione de forma adequada para a questão da prevenção", informou. Ele conta que a entrada dos celulares ocorre de diversas formas, como pela visita e até mesmo jogados de fora para dentro da unidade.
Sobre a morte do detento que teria morrido por falta de atendimento médico após passar mal dentro do presídio, o sindicalista afirma que deverá haver um replanejamento por parte do governo visando medidas de médio e curto prazo para superar os desafios nos presídios do estado. Procurada, a Secretaria de Justiça não quis se pronunciar sobre o episódio.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir