Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-01-2015

Publicação de vídeos no Facebook cresceu 75% em 2014
A visualização de vídeos aumentou 3,6 vezes sobre o registrado em 2013 e é de 1 bilhão de vídeos hoje.
Publicação de vídeos no Facebook cresceu 75% em 2014
Foto: imasters.com

Em 2014, movido por seu enorme público, o Facebook viu a postagem de vídeos crescer 75% na rede social.

Mensalmente, são publicados 100 milhões de vídeos no site, e esse número aborda apenas os arquivos postados diretamente na rede, e não aqueles publicados por meio de links de outros sites, como o Vimeo. A visualização de vídeos aumentou 3,6 vezes sobre o registrado em 2013 e é de 1 bilhão de vídeos hoje.

Para o Facebook, essa "febre" é provocada por duas tendências de comportamento dos usuários. Uma é a concentração dos acessos feitos por tablets e smartphones. 83% dos usuários da rede social consultam suas contas com algum dispositivo móvel. A preferência faz com que dois terços dos vídeos são vistos nesses aparelhos. O outro hábito é o "idioma" escolhido pelas pessoas na hora de interagir na rede social. Saem as palavras, entram as imagens. "À medida que as pessoas começam a se comportar dessa forma, postando vídeo como forma de expressão, isso acaba se tornando uma linguagem universal", disse Malu Lopes, diretora para bens de consumo do Facebook Brasil. O brasileiro está alinhado ao que ocorre em todo o mundo. Mais da metade dos usuários, ou 31 milhões de pessoas, assiste a pelo menos um vídeo por dia.

Embora o Facebook considere os vídeos a bola da vez, as imagens (selfies, memes e "stickers") ainda são uma das formas preferidas para se comunicar no site. Diariamente, são publicadas 350 milhões delas na rede social. A quantidade é pouco mais de 105 vezes a do número de vídeos postados.

A expansão dos vídeos faz o Facebook bater gigantes. A consultoria comScore mostrou que em agosto do ano passado o site ultrapassou o YouTube em número de visualizações nos Estados Unidos.

Apesar disso, a rede social não tem como meta desbancar o site do Google como a plataforma de vídeos preferida dos internautas. Para a executiva, as pessoas se comportam de forma diferente em relação ao que é postado na rede social e àquilo que é publicado no YouTube. "A gente começa a ver o Facebook hoje como uma plataforma de descoberta", diz. Um estudo interno feito pela rede social no ano passado apontou que 76% das descobertas de vídeos online são feitas em sua plataforma.

Fonte: imasters.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir