Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-01-2015

TSE fecha o álibi dos corruptos
A resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que manda os partidos políticos manterem contas bancárias com a identificação de seus doadores e demais fontes de recursos e estabelece a obrigação de apresentar extrato mensal, parece-nos, mercê de sua se
TSE fecha o álibi dos corruptos
Foto: dgabc.com

A proibição das doações ocultas é grande avanço, pois retira do circuito as empreiteiras, os lobistas e outros interessados em obter obras públicas superfaturadas, como se tem visto nos escândalos político-financeiros descobertos nos últimos tempos. Acaba com o álibi de políticos e gestores corruptos, deixando claro que se desviarem é para pôr no próprio bolso.

Considerando-se que os parlamentares ganham salários e estrutura compatíveis para o exercício do mandato, no momento em que se estabelece a transparência no processo eleitoral, restará claro que qualquer dinheiro que venham a receber fora disso será indevido e fruto de pura corrupção ou ganância.

Da mesma forma que o Fisco age sobre empresas e cidadãos, todos os integrantes do governo e do meio político também precisam ser permanentemente verificados pois, enquanto cidadãos, são sujeitos à mesma legislação fiscal comum a todos os brasileiros. Há que se fechar o cerco sobre a movimentação financeira e a evolução patrimonial de todos, pois, dessa forma, se evitará que o dinheiro público, arrecadado com a finalidade de sustentar o governo e os serviços deste para a população, seja carreado para promover o conforto de poucos, acarretando o sofrimento a muitos.

Os recursos tecnológicos hoje disponíveis permitem esse acompanhamento e o encaminhamento à Justiça de todas as inconformidades para que sejam apuradas e reparadas.

As apurações da Operação Lava-Jato, do cartel do trem e outros escândalos que vêm emporcalhando a política nacional, prometem lances graves para os próximos meses. É preciso que todos os envolvidos – corruptores, corrompidos e lenientes – sejam identificados, processados e recebam a devida punição por sua ação ou omissão. Essa deve ser certeza em relação a todos aqueles que meteram a mão no dinheiro público. Com a transparência agora estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral, eles não poderão mais dizer que desviaram para campanha...

Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente e dirigente da Aspomil (Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo).

Palavra do leitor

Tigre
O que se iniciou há dez anos, agora é realidade. Que o São Bernardo continue passo a passo e no caminho certo para chegar ao Campeonato Brasileiro da Série D, depois na Série C, na B e, finalmente, na A, que é o grande objetivo. A torcida está ao seu lado, sempre. Parabéns e sucesso em 2015.
Paulo Cesar de Resende
São Bernardo

Volkswagen
Mais uma greve se inicia entre os trabalhadores da Volkswagen do Brasil, unidade Anchieta, em São Bernardo. Espero que desta vez o presidente do sindicato e a diretoria da matriz da Volks na Alemanha se reúnam em locais mais apropriados para tal, diferentemente do que fazia um antigo presidente do sindicato que hoje ocupa cargo político que preferia discutir tais assuntos em casas de moças de vida fácil.
Moyses Cheid Junior
São Bernardo

AES não muda
Recorrentes nesta coluna Palavra do Leitor reclamações contra os serviços prestados pela AES Eletropaulo. Vários consumidores escrevem reclamando e não vemos sequer uma única letra de resposta da concessionária. Talvez a única qualidade que essa empresa tenha seja a mudez.
Roberto Gomes da Silva
Santo André

Levy e Chioro
Joaquim Levy, ministro da Fazenda, não passe para a história como o carrasco do povo para consertar os malfeitos na economia de Dilma! Arthur Chioro, ministro da Saúde, de onde o senhor acha que saiu o dinheiro desviado da Petrobras? Dos nossos impostos. E o senhor quer que a população pague outros tributos para serem desviados? Trate de ter competência para administrar! Chioro, que tal se empenhar para que a roubalheira de bilhões da Petrobras seja realmente devolvida e encaminhada à Saúde?
Tânia Tavares
Capital

Nova CPMF
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, mantido por Dilma Rousseff neste segundo mandato, defendeu outro tributo para financiar o setor e reparar o baque do fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). O que mais poderíamos esperar de pessoa despreparada como ele além dessa surrada e sempre ressurgente ideia, já que aumento da produtividade no setor, fiscalização para evitar imensos desvios de recursos e corte de comissionados e apadrinhados não passam na cabeça dele? É mais um que começa com o pé esquerdo e contraria o discurso de campanha de Dilma.
Ronaldo Gomes Ferraz
Rio de Janeiro

Paris – 1
O ataque em Paris, ontem, de grupo radical contra o jornal francês Charlie Hebdo deixou o mundo todo perplexo com a morte de 12 pessoas. É crime contra a humanidade, tragédia para o jornalismo mundial e mais uma tentativa contra a liberdade de expressão.
Edgard Gobbi
Campinas (SP)

Paris – 2
Dilma Rousseff se diz horrorizada em virtude do atentado na França, ontem. Sem menosprezar a dor dos familiares, que estão sofrendo muito neste momento, informo à presidente que todos os brasileiros também estão horrorizados e pasmos com tanta corrupção, tanta impunidade, com a volta da inflação e explicações sem fundamento sobre a Petrobras, com governo que só se preocupa com o próprio bolso e mascara a gravidade da crise nacional. Sinto pena de todos os franceses pelo triste acontecimento e, de brasileiros, pelo governo que têm.

Fonte: dgabc.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir